última atualização: 21/04/2023

Contagem de energia produzida

Boa tarde.

Instalei um sistema de autoconsumo e para já a produção esta aceitavel.

A minha duvida é que dos 15 Kwh gastos em média por dia 10 são produzidos pelos paineis no entanto o contador da edp regista na mesma o consumo de 15.

O normal não seria contar apenas 5 uma vez que 10 foram produzidos pelos paineis?

Grato a quem puder dar uma ajuda a esclarece o assunro

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
21/04/2023

Bom dia,

 

Se for possível informe que tipo de sistema foi instalado. Quantidade de painéis e sua potência, assim como o equipamento que foi utilizado para converter a energia, ou seja se foram aplicados microinversores ou inversor central.

 

Para poder acompanhar a sua instalação tem as seguintes opções:

 

  • Informação disponibilizada através do contador inteligente

 

Após registo efetuado no site da E-redes tem acesso ao registo de 15 em 15 minutos da energia consumida e injetada na rede.

Desta forma já consegue perceber se a energia que está a produzir está efetivamente a ser consumida ou simplesmente está a ser injetada na rede.

Se o valor injetado for elevado então pondere a sua venda a um dos operadores do mercado.

É importante que tenha acesso ao recibo de submissão que é obtido no site da DGGE e onde consta toda a informação da sua UPAC nomeadamente o CPE de produção.

 

  • Informação disponibilizada através da aplicação dos microinversores ou inversor central

 

Cada marca tem a sua aplicação, que é gratuita, mas para isso deve ter sido instalado um medidor de consumos no quadro elétrico geral e interligado com inversor central ou no caso dos microinversores com a rede de internet. Assim conseguimos visualizar o perfil de consumo ao longo de cada dia.

 

Por outro lado se o inversor central estiver conectado com a rede de internet local (wirless ou cabo) também conseguimos visualizar a produção.

No caso dos microinversores não existe essa necessidade porque comunica normalmente por zigbee com a central colocada junto do quadro elétrico principal.

 

Com o acesso à produção e ao consumo já consegue perceber o que está a acontecer e ajustar algumas coisas, como por exemplo reduzir a potência contratada, caso se verifique que os picos de consumo não ultrapassam o valor contratado.

Pode também tentar ajustar os maiores consumos às hora de maior produção solar.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis