Novidades E-lar
Olá,
Já são conhecidas mais novidades sobre o programa E-lar.
Após ser adiado várias vezes desde que foi anunciado pelo Governo em 2024, este programa que visa ajudar as famílias vulneráveis com tarifa social de energia a trocar fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos de classe A ou superior, abrirá candidaturas a 30 de setembro. Os vales de apoio podem chegar aos 1700 euros e são uma forma de ajudar a tornar os lares dos portugueses mais eficientes energeticamente.
De resto, este programa traz mudanças mudanças positivas há muito reclamadas pela DECO PROteste.
Saiba tudo sobre este apoio aqui.
Obrigado,
A Equipa das Energias Renováveis
Olá Sobre o E-Lar há um pormenor aparentemente bizarro e não consigo encontrar resposta em lugar nenhum, pelo que vim tentar aqui Supostamente o equipamento eletrico tem que ter a classe de eficiência A ou superior. No que toca a fogões, placas, isso não é problema, há muitos assim no mercado. Agora no que toca a termoacumuladores não existem no mercado de Classe A, os mais eficientes são geralmente de classe B. O único termoacumulador com classe A que existe é dessa classe porque é hibrido, tem uma pequena bomba de calor. Sendo que nem dá para saber se seria aceite, e a ser aceite certamente que não existirá stock por parte do fabricante para um programa destes. Alguém sabe o que fazer nesta situação. É no mínimo bizarro se se lança um programa e num dos produtos nem sequer existe no mercado oferta para satisfazer um critério importante.
Olá, A exclusão das bombas de calor deste programa foi de facto um dos fatores que nos preocupou desde o início e que põe em causa a eficiência deste programa. Leia mais aqui: www.deco.proteste.pt/.../elar-nao-compensa-todos-saiba-vale-pena-trocar-eletrodomesticos Obrigado, A Equipa de Energias Renováveis