última atualização: 06/05/2022

AC Central + BC AQS + VMC

Bom dia! Estou em fase de projecto para moradia no distrito de Viseu - quente no Verão, e relativamente frio no Inverno. A moradia é terrea (garagem e área técnica no piso -1, para tirar vantagem do declive do terreno), V3+1 com 150m2. Exposição solar Norte, Poente e Sul.Como pretendo piso em madeira, decidi que não iria colocar piso radiante, e sim AC. Estou a pensar em AC central (condutas para cada divisão) para climatização e bomba de calor para AQS, com suporte de paineis solares. Esta solução parece viável? 

Não consigo encontrar informação sobre AC + VMC e como funcionam em conjunto. Assumo que as condutas sejam independentes, ie, que as condutas VMC não possam ser patilhadas pelo AC. 

Perguntas:1. AC central+ BC AQS + Paineis: Esta solução para climatização e AQS é valida? AC multi-split tem algum tipo de vantagem sobre o AC central? Fica (muito) mais barato que o AC central?

2. BC + piso radiante para climatização (quente e frio) pode resultar com piso em madeira? Assumo que é uma solução consideravelmente mais cara do que o AC e com o piso em madeira não sei se será muito efectiva.

3. AC e VMC de duplo fluxo: podem estes aparelhos funcionar devidamente em conjunto? Algum tipo de consideração que deva ter em conta? 

Desde já muito obrigado,

Nuno

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/05/2022

Boa tarde Sr. Nuno,

 

Em primeiro lugar deverá contactar um perito qualificado e verificar qual a legislação em vigor e aquilo que é exigido por lei para que assim consiga a melhor classificação energética do seu imóvel. Pode fazer a consulta em: https://www.sce.pt/pesquisa-de-tecnicos/

 

O sistema de climatização e renovação de ar estão independentes e sendo assim poderá proceder à instalação de um equipamento VMC de duplo fluxo e de um sistema de climatização por condutas, mas por exemplo utilizando uma Bomba de calor, que para além da climatização (Verão e Inverno) irá fazer o aquecimento das águas quentes sanitárias. O depósito das AQS pode ter uma serpentina adicional e interligar com um sistema solar térmico por circulação forçada.

 

É preferível fazer o projeto de climatização e posteriormente solicitar os orçamentos com base nessa informação, evitando assim problemas futuros. Peça dois ou três orçamentos e verifique quais as diversas opções do mercado, tendo em conta as marcas e os serviços prestados pelas empresas.

Posteriormente se desejar contacte-nos para que o possamos ajudar na sua decisão.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis