última atualização: 03/12/2015

Mudança de caldeira a gasóleo (aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central) para caldeira a peletes ou bomba de calor

Muito bom dia!

Gostaria de obter o apoio de um técnico, para me informar sobre qual seria o sistema mais económico custo aquisição/consumo para substituir a minha caldeira a gasóleo por uma a peletes ou bomba de calor, com uma potência de aquecimento nunca inferior a 30Kwh? Os sistemas que tenho para aquecer a casa são radiadores, ventiloconvectores e toalheiros! A minha casa tem um pé direito de 2,94 cm.

O meu muito obrigado!

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/12/2015

Bom dia, caro José Sacramento,

Para trabalhar com os radiadores, irá provavelmente necessitar de uma bomba de calor de alta temperatura (até cerca de 70 ou 80ºC) e não devem existir muitas opções com 30 kW no mercado atualmente.

Uma caldeira a pellets, para as temperaturas e potência que exige poderá ser a melhor alternativa, com o inconveniente da manutenção e limpeza regular da caldeira e o fato de não ter uma fonte de alimentação contínua, necessitando de ir carregando o alimentador com pellets.

Se a sua zona for servida pela rede de gás natural, já verificou se a sua caldeira a gasóleo é convertível para gás natural? o custo por kWh do gás natural é inferior ao do gasóleo e, sendo um investimento inferior, poderá ser vantajoso.

Aconselhamos a que contacte um instalador local, de maneira a que obtenha um orçamento detalhado da alteração do seu sistema e um comparativo dos custos energéticos, que lhe permitam verificar a viabilidade económica da solução proposta.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal