última atualização: 17/03/2022

Melhor Opção para AQS e Climatização para Interior

Boa tarde,

Vamos construir uma moradia com 250m2 (com 2 pisos) na Covilhã, onde a temperatura é muito alta no Verão e muito baixa no Inverno.Estamos a estudar qual será a melhor opção, a nível de eficiência energética / térmica / amiga do ambiente, para a climatização e aquecimento de águas santitárias. Conseguem aconselhar-nos quais serão as melhores opções?

  • Está de fora dos nossos planos instalarmos radiadores.
  • Iremos ter de certeza, painéis solares para AQS.
  • Possibilidade de instalação de piso radiante hidráulico, eléctrico ou misto.
  • Possibilidade de Instalação de painéis solares fotovoltaicos.

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/03/2021

Bom dia,

Pode optar pela utilização de uma bomba de calor (BC) que lhe permite efetuar a climatização e a produção das AQS na sua totalidade ou funcionar como apoio aos coletores solares térmicos.
Relativamente à climatização, o piso radiante hidráulico é uma boa opção, mas se a casa for demasiado quente no Verão deverá incluir também a colocação de ventilocontectores. Pode numa fase inicial fazer apenas a pré-instalação e posteriormente caso se verifique a necessidade efetuar a sua colocação.
Na produção das AQS opte por um depósito de dupla serpentina, em que uma das serpentinas está ligada aos coletores solares térmicos (circulação forçada) e a outra à BC. Existem também no mercado depósitos de inércia, em que a água é produzida de forma instantânea através de uma serpentina em inox, conseguindo-se assim uma maior longevidade do depósito, pois a água do seu interior é sempre a mesma, acumulando apenas energia.
Para a produção de energia pode optar pela colocação de um inversor hibrido (permite upgrade para baterias de Litio) colocado na zona técnica e interligado com o quadro elétrico principal. É importante que exista um ponto de internet junto do inversor e uma tubagem desde o inversor ao quadro elétrico principal (QP) para a colocação de cabo de comunicação. Também deve ser garantido no QP um espaço para o equipamento de medição de consumos (4 módulos), mas em algumas marcas utilizam uma pinça colocada no cabo de alimentação do QP.
Por ultimo sugiro que faça a pré-instalação para um posto de carregamento de viatura elétrica, em que deve garantir no QP espaço para as proteções (interruptor diferencial e disjuntor) e um cabo elétrico direto desde o QP até ao local definido para o posto.
Caso seja possível depois informe de qual foi a decisão.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/03/2022
, Respondeu:

Agradeço a sua resposta. Desculpe responder só agora.