última atualização: 01/03/2021

Soluções de AQS e Climatização

Boa noite,

Estou a adquirir um apartamento em construção com uma área útil de cerca de 110m2 e encontro-me a tentar compreender quais as melhores soluções para o aquecimento de águas e climatização. O apartamento já vem equipado com algumas soluções para AQS e Climatização, que passo a descrever:

- AQS - O imóvel virá equipado com painel solar com termossifão (instalado na cobertura) e o aquecimento das águas será complementado por esquentador;

- Climatização - o imóvel virá equipado com Ar Condicionado

Não obstante, possuo algumas dúvidas sobre se estas são as melhores soluções e, por isso, solicito ajuda sobre o seguinte:

1) AQS - Para complementar o painel solar, que melhor solução existe em relação ao esquentador (ao nível de eficienciência energética e consumos mensais)? Bomba de calor? Termoacumulador? Caldeira de condensação?

2) Climatização - A solução de Ar condicionado, apesar de permitir aquecimento e arrefecimento, não me agrada totalmente pois o aquecimento é momentâneo, não me parecendo permitir um conforto tão bom como um sistema de aquecimento central (mas posso estar enganada). Não nos permitem instalar piso radiante hidráulico, que era a nossa 1ª opção. Assim, surgem as seguintes dúvidas:

    a) Sistema de aquecimento central por radiadores a água: vale a pena o investimento, visto ser uma solução menos eficaz que o piso radiante? Ou tendo ar condicionado, será melhor manter esta solução e não optar pelo aquecimento por radiadores? Existem outras soluções que possam apresentar? 

3) No caso de aconselharem o aquecimento central por radiadores (ou outras soluções), que sistema para o aquecer será necessário, que possa funcionar no complemento do painel solar?

Procuramos soluções que tenham melhor eficiência energética e que permitam um gasto monetário mensal com AQS e Climatização menor. 

Muito obrigada desde já pela ajuda!

Ana Caeiro

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/01/2021

Bom dia Sr.ª Ana Caeiro
No seguimento das suas questões, informo:

AQS – O aquecimento complementar do sistema solar deve ser feito por esquentador ou caldeira de condensação no caso de optar por a climatização ser feita por radiadores.
Estes equipamentos possuem um rendimento elevado, água quente constante e apenas funcionam quando a água proveniente do sistema solar estiver abaixo da temperatura de utilização. Não aconselhamos a utilização de um termoacumulador.

Aquecimento Central – Os equipamentos de ar condicionado são uma boa solução e permitem a climatização todo o ano ao contrário dos radiadores. Veja os testes efetuados pela Deco Proteste em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/02/2021
, Respondeu:

Boa tarde Pedro,

Muito obrigada pela resposta.

Esquecendo o aquecimento central, que decidimos não colocar e ficar com a solução de AC, tenho agora dúvidas sobre o melhor sistema para AQS em complemento ao painel solar.

O que está previsto é colocação de esquentador a gás natural, mas não me parece o sistema mais eficiente. Estava a pensar em alternativas como caldeira de condensação ou bomba de calor: entre estas duas opções, qual a mais eficiente energicamente e que gera menor custo mensal em electricidade? O que recomendam?

Obrigada desde já!
Ana Caeiro

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/03/2021
, Respondeu:

Boa tarde,
A utilização de uma bomba de calor implica a colocação de um depósito e poderá não ter espaço para o mesmo. Para além disso a rede de tubagens existentes (água fria e quente) não está preparada para essa situação o que iria implicar obras.
A colocação de uma caldeira de condensação implica que a saída dos gases sejam feita para o exterior, que também não me parece que o apartamento esteja preparado para isso.
Sendo assim resta a opção do esquentador, que é uma solução eficiente e caso necessite de mais caudal pode utilizar um esquentador de 14 Litros, em vez dos habituais 11L. Tenha em atenção que deve escolher um modelo preparado para energia solar.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.