última atualização: 13/10/2020

Isolamento Térmico e Climatização em Habitação em Construção

Boa tarde,

Tenho uma habitação na ordem dos 250 m quadrados em fase de projeto.

E, apesar de muito embrionário, já começo a questionar-me sobre o sistema de climatização que terei de escolher.

Vou apostar em fortes componentes de isolamento térmico (apesar de ainda não ter chegado a essa parte do projeto) mas eventualmente necessitarei de um sistema de climatização e não sei por onde começar.

Recomendaram me Bomba de calor e piso radiante na casa. Obviamente, e por motivos legais, terá obrigatoriamente paineis solares térmicos.

Gostaria de obter alguma ajuda a compreender quais as minhas opções visto estar a construir de raiz a casa e tenho a possibilidade de investir no isolamento da casa (muitas pessoas não tem essa possibilidade e acabam por investir mais na climatização),

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/10/2020

Bom dia Diogo,

A opção da bomba de calor de baixa temperatura com aquecimento por piso radiante é uma boa solução que irá possibilitar menor custos energéticos e um melhor conforto térmico.

A bomba de calor (BC) pode ser reversível e desta forma utilizar o piso radiante para fazer frio, mas em muitos casos é efetuado uma instalação para ventilo-convectores, pois desta forma o arrefecimento é efetuado de forma mais rápida.

Uma forma de reduzir o aquecimento da casa é por exemplo colocar palas de sombreamento nos vãos orientados a sul.

A BC pode também dar apoio à produção das águas quentes sanitárias (AQS), como complemento aos painéis solares térmicos.  Atualmente estão a ser utilizados depósitos de inércia, ou seja acumulam apenas energia e a água de consumo é produzida de forma instantânea. Esta opção reduz os custos de manutenção e aumenta o tempo de vida útil do depósito.

Outro aspeto que deve considerar é a colocação de painéis fotovoltaicos para produção de energia, conseguindo assim uma redução no consumo elétrico da Bomba de calor e restantes equipamentos da Moradia.

Cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.