última atualização: 17/08/2020
RE: Bombas Calor vs Caldeira Pelletes (aquecimento central e agua quentne)
Olá Bruno, estou com dúvida semelhante. Habitação de cerca de 140m2, 3 pisos, com radiadores para aquecimento central com caldeira a gás. Quero substituir o sistema e ter aquecimento central e de águas sanitárias ou com recuperador pallets no sítio da lareira, ou caldeira na cave ou bomba de calor. E quanto à bomba de calor estou a equacionar usar as que recorrem a ar, nomeadamente ecoforest air pro evi.
Também já pensámos se colocando painéis solares para electricidade conseguiríamos ter casa auto suficiente em todas estas necessidades.
Agregado 4 pessoas.
Obrigada
Também já pensámos se colocando painéis solares para electricidade conseguiríamos ter casa auto suficiente em todas estas necessidades.
Agregado 4 pessoas.
Obrigada


Cara Patrícia,
para substituir a sua atual caldeira a gás - não nos indica se é a gás natural ou propano - e manter todo o restante sistema de circulação e dissipação de energia (radiadores) tem de optar por um sistema de "alta" energia. Assim, tem de trocar a sua atual caldeira por uma outra caldeira a gás (se tiver gás natural, o custo por kWh deste é interessante e há no mercado modelos de condensação muito interessantes), uma caldeira a lenha, pellets ou multi-combustível ou, como indica, recuperadores/caldeiras de sala com unidades hidro. Os pellets apresentam dos mais baixos custos por kWh e caso tenha acesso a lenha grátis, esta pode ser uma solução interessante.
Não é possível usar a bomba de calor que indica: é um modelo de "baixa" temperatura e está desenhada apenas para a produção de AQS (água quente sanitária) ou para a utilização em sistemas de climatização de "baixa" temperatura - piso radiante ou ventilo convectores. Para usar os radiadores que tem no seu atual sistema, teria de optar por uma bomba de calor de alta temperatura - existem no mercado várias soluções interessantes mas o seu custo de aquisição pode ser um eventual dissuasor. Por isso, tenha atenção na hora de pensar em bombas de calor, pois para manter os atuais radiadores da atual caldeira a gás terá de optar por uma bomba de calor que consiga entregar água a uma temperatura bem acima dos 65ºC.
Não fala em sistema solar térmico: recomendamos que caso não tenha um, pondere a sua integração no sistema. Assim, terá cerca de 70% das necessidades de AQS fornecida pelo sol - o restante será fornecido pela caldeira.
A instalação de sistemas fotovoltaicos deve ser feita de forma estudada e ponderada: (quase) toda a produção do sistema tem de ser absorvida na habitação e o sistema deve assim dimensionado de modo a que o seu pico de produção seja o mais alinhado possível com o de consumo - ou poder-se-á ajustar o funcionamento dos restantes componente de modo a aproveitarem o excesso pontual de produção. Queremos com isto dizer, que deverá procurar um dimensionamento de todos estes sistemas integrado e num lógica de otimização dos recursos disponíveis, a cada instante.
A Equipa Energia Renováveis