última atualização: 27/11/2017

Ajuda na escolha de sistema de aquecimento e climatização

Olá boa tarde,


Tenho uma casa de férias no Planalto Mirandês e estou a planear fazer uma restauração.

Queria instalar sistemas renováveis que me permitissem aquecer água sanitária e climatização do edifício: Aquecimento Inverno, Arrefecimento Verão.

O bloco trata-se de Edifício geminado, ano de construção 1950, Orientação casa Este – Oeste
3 quartos (13,16 m2; 10,60 m2, 11,60m2) + sala (24,53 m2) + 1 WC

O aquecimento da casa é inexistente e o aquecimento da água sanitária é feito com recurso a termoacumulador.

Sendo uma casa de férias, esta é normalmente habitada nos meses de Verão (Julho e Agosto) e períodos festivos (Natal e Páscoa). Estamos a falar de muito calor no Verão e muito frio no Inverno. Nº de pessoas = 7 (embora 50% das vezes não coincidam todos)

Assim sendo, gostaria de vos consultar para que me auxiliassem na escolha da melhor solução que se aplica ao meu caso.

A minha ideia é instalar sistema de painéis solares para AQS (estou mais inclinado para sistema forçado) e usar um sistema de apoio: Não sei se manter o termoacumulador ou se instalar uma bomba de calor.

Instalando uma bomba de calor, poderia instalar os ventilo convectores para aquecimento e arrefecimento da casa.
Mas para a frequência de uso da casa, não sei se será muito dispendioso e merece apenas instalar um sistema de Ar condicionado nas habitações e sala. Nesse caso, qual seria o sistema de apoio aos sistemas solares térmicos que recomendam?

Merece a pena o investimento (equipamentos + mão de obra):

Painéis solares térmicos+ bomba de calor ou mais simples?
Painéis solares térmicos+ AC?

Desde já grato pela vossa ajuda

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/11/2017

Olá Victor,

Antes de pensar nos equipamentos que lhe permitissem AQS+climatização, salientou um aspecto importante que está relacionado com o facto de a casa ser de 1950. Pergunto se já alguma vez foi restaurada de acordo com padrões mais recentes de construção que proporcionam uma maior eficiência energética? Ou está previsto nesta restauração?

Qual o tipo de construção?

Será possível melhorar isolamento térmico e janelas antes de investir num sistema de climatização? Caso não consiga impedir as trocas de calor com o exterior, o consumo para aquecimento e arrefecimento irá ser sempre grande.

Relativamente ao aquecimento das águas quentes sanitárias, o termoacumulador é de quantos litros? A capacidade é suficiente para o uso normal dos utilizadores?

Equipa CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/11/2017
, Respondeu:

Olá Bom dia,

Quanto à questão colocada, indico que a principal atividade de reforma passará por isolar térmicamente a casa (paredes, portas e janelas). Conjuntamente vou aplicar novos sistemas de aquecimento e climatização.

Tipo de construção: Pedra e paredes de alvenaria.

Relativamente à questão do termoacumulador, tem sido suficiente para o uso normal dos utilizadores mas, neste momento, não sei qual a capacidade. Vou confirmar.

Muito obrigado pela colaboração

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/11/2017
, Respondeu:

Olá Victor mais uma vez,

Sim deve começar por isolar a casa o melhor possível, não esquecendo a cobertura. É pela cobertura que se situa uma boa percentagem das perdas de energia térmica.

Como estamos a falar de uma casa de férias, as necessidades anuais de água quente serão poucas e por curtos períodos de tempo.
Dado o investimento inicial e os problemas se não conseguir dissipar a energia excedentária e a estagnação prevista não se recomenda a instalação de coletores solares, e principalmente o de termossifão.

Para circulação forçada ocorre o mesmo problema, mas com a solução de ter que ser instalado obrigatoriamente um drainback, podendo continuar com o apoio do atual sistema. Já tendo um termoacumulador que suprima as suas necessidades de AQS, e não se prevendo grandes poupanças anuais no novo sistema, as vantagens da instalação de um sistema solar térmico são diminutas. Acautelo de qualquer das formas o fator ambiental de valorização.

Tem uma tarifa bi-horária certo?

Relativamente ao assunto da climatização da casa, a bomba de calor (Ar/Água) é indicada para consumos intensivos durante todo o ano. Tratando-se de uma moradia com uma área relativamente pequena. Se pretende realmente fazer aquecimento e arrefecimento em todas as assoalhadas, um ar condicionado (multisplit) é suficiente. O investimento seria mais baixo e com uma eficiência igualmente muito boa.

Cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/11/2017
, Respondeu:

Olá Bruno,

Desde já muito obrigado pela sua valiosa colaboração.

Relativamente ao isolamento da cobertura, vou ter isso em consideração.

No que respeita à dúvida do uso de AC ou Bomba de Calor, estou de acordo com a sua sugestão.

No entanto, tenho uma outra questão.

Qual é a sua opinião de aplicar aqui o sistema de paineis solares para consumo e produção de energia (sistema de energia solar)- 1 painel?

Desde já grato pela colaboração

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.