última atualização: 22/05/2020

Bomba de calor - capacidade adequada

Olá,

venho solicitar informação que não tenho encontrado aqui nem noutros locais, de forma clara, relacionado com a capacidade adequada de uma bomba de calor para aquecimento de água.

Somos uma família de 3 pessoas (dois adultos e uma criança), numa moradia com 2 WC e cozinha (claro).

Se optássemos por um termoacumulador, foi nos dito que um de 80 litros seria suficiente.

Se for bomba de calor,  foi nos dito que um de 80 litros seria suficiente. Mas pesquisas efectuadas entre os vendedores, a opinião é quase unânime de que no meu caso, a bomba de calor terá que ser de 200 litros, e devido à pouca diferença de preço, aconselham a adquirir uma de 240 ou 280 litros. O argumento é de que as bombas de calor demoram muito a atingir a temperatura de consumo. As opções de capacidade intermédia são quase inexistentes entre os vendedores.

Podem ajudar-me na escolha da capacidade adequada da bomba de calor?

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Comentários

User name Moderator
22/05/2020
Ricardo José Coimbra Paiva Pereira | Moderador

Caro Gilbert,

no seu caso, o algoritmo de cálculo para dimensionamento de sistemas de acumulação de água quente sanitária (AQS) é fácil: deverá considerar sempre cerca de 40 litros de AQS por elemento do agregado familiar. Ou seja, estaríamos a falar de 120 litros de AQS acumulada.

Por isso, um termoacumulador de 80 litros é "curto": conseguiria fazer dois banhos seguidos e a terceira pessoa já não conseguiria tomar banho a seguir, tendo que esperar que o termoacumulador aquecesse. Além do mais, estaria a operar um equipamento num cenário em que o perfil de consumo está acima do indicado para a capacidade em questão, ficando assim afastado das condições ótimas de funcionamento. O mesmo acontece para bombas de calor para AQS - o princípio de funcionamento é idêntico, mudando apenas a fonte de calor (resistência elétrica no caso do termoacumulador e um sistema frigorífico no caso da bomba de calor).

Recomendamos, no seu caso, um sistema com 150 litros de capacidade - isto porque não há no mercado muitas soluções entre os 100 e os 150 litros. No caso de as bombas de calor demorarem mais a aquecer a água, é um mito urbano... Para os mesmos volumes de água, e para uma potência de aquecimento igual, o tempo de aquecimento é... igual... Nos nossos testes, não temos verificado grandes diferenças nos tempos de aquecimento, para volumes e potências de aquecimento similares.

A Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.