última atualização: 21/10/2015

Bomba de Calor ou Painel Solar

Boa tarde,

Adquiri uma moradia e vou fazer a reconstrução da mesma, no entanto necessitava de uma ajuda para saber qual a melhor opção para o meu caso . A moradia é térrea tem cerca de 220m quadrados de área coberta. Estava interessada em ter chão radiante nos quartos e sala , e também que fizesse o aquecimento da água. Qual as vantagens/desvantagens e custos da bomba e do painel solar?

Obrigado,

Daniela Pal 

12084 Visualizações 3 Comentários 0 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/07/2015
Melhor resposta

Boa tarde, cara Teresa Palmas,

As opções que se encontra a analizar são excelentes.

Os coletores solares térmicos, quando bem dimensionados e ajustados aos consumos, permitem poupanças energéticas da ordem dos 70% no que respeita ao aquecimento de águas sanitárias. É certo que é um investimento inicial elevado, mas quase todos os instaladores lhe poderão fazer uma análise do retorno do investimento e irá verificar que é uma solução interessante.

Quanto ao pavimento radiante, uma bomba de calor ar-água funciona muito bem com este sistema de aquecimento. Necessita de água com uma temperatura de apenas 35ºC a 40 ºC e nas bombas de calor, quanto mais baixa for a temperatura da água na função de aquecimento, melhor será o seu rendimento.

Estes aparelhos permitem produzir 3 ou 4 kWh de energia térmica por cada kWh de energia elétrica consumida (num radiador elétrico, a relação é de 1:1) o que lhe permitirá poupar dinheiro sempre que usar o aquecimento. Uma vez que um sistema de pavimento radiante não funciona bem se ligar e desligar constantemente, o seu uso deverá ser prolongado, pelo que um sistema com baixo consumo é sempre preferível, mesmo que o seu custo de aquisição seja algo elevado.

Quando necessitar, a mesma bomba de calor poderá dar apoio ao sistema solar, nos dias em que o sol não seja suficiente para aquecer a totalidade da água. Neste caso o rendimento será inferior ao que terá quando trabalha para o pavimento radiante, mas mesmo assim é superior ao de uma resistência elétrica.


Caso tenha mais dúvidas, não hesite em partilhá-las connosco,

a equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/10/2015
, Respondeu:
Melhor resposta

Bom dia Sr.João ,

Como consigo saber qual a melhor opção para a minha casa? Qual a opção mais rentável (painel solar/bomba de calor)? Custos de manutenção?

Existe alguma ajuda por parte do estado?


Cumprimentos,

Daniela Palmas

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
21/10/2015
, Respondeu:
Melhor resposta

Bom dia, cara Teresa Palmas,

  Neste momento não existem incentivos fiscais por parte do estado para colocação de energias renováveis.

  Estando a fazer uma reconstrução, caso a moradia seja anterior a 1991, poderá beneficiar de um incentivo à colocação de isolamento térmico na fachada e cobertura. Poderá obter mais informações na página do PNAEE, aviso 10.

  Para a ajudar a estudar a opção mais rentável ou combinação de opções, poderá consultar um Perito Qualificado. Além de a ajudar no processo de certificação energética, poderá também executar um projeto para a climatização e aquecimento de águas sanitárias.

  Após obter um projeto de especialidade, é mais fácil solicitar orçamentos a instaladores, em que todos irão responder a uma única solicitação.

Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal