última atualização: 10/09/2015

Multisplit apenas ou "híbrido"

Pretendo instalar AC em 4 divisões de moradia. A dúvida é instalar uma unidade exterior 4x multisplit ou 1x monosplit associado a multisplit 3x?

A unidade monosplit será utilizada maior número de horas e muitas vezes sozinha...

Em termos de consumo qual a modalidade a escolher?

8055 Visualizações 3 Comentários 0 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/08/2015
Melhor resposta

Olá,

O consumo à partida deveria ser menor no multi, porque a potência da condensadora é menor do que forem todas monos.

Mas isso tem mais a ver com a casa e com a utilização do que com as máquinas propriamente.

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/09/2015
, Respondeu:
Melhor resposta

Boa tarde, caro Alberto Lopes,

efetivamente, a capacidade da unidade exterior de um multi-split é inferior à capacidade total da soma das unidades interiores das mono split.

Não implica necessariamente que o consumo seja inferior. No caso apresentado pelo Valter Luís, parece-me que uma das unidades irá trabalhar muito mais horas que as restantes.

Este pormenor poderá fazer com que o funcionamento do inverter do compressor não seja tão eficiente, entrando em ciclos de paragem e arranques frequentes, aumentando o consumo.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/08/2015
Melhor resposta

Bom dia, caro Válter Luís,

A filosofia por trás dos sistemas multi-split é o princípio da simultaneidade ou seja, caso não pretenda utilizar as 4 unidades em simultâneo, poderá optar por um sistema multi-split.

A unidade exterior de um sistema multi-split tem uma capacidade inferior ao somatório das capacidades de todas as unidades interiores instaladas o que significa que não poderá obter a máxima capacidade de todas ao mesmo tempo.

Caso possua sala, escritório e quartos para climatizar, então poderá optar por este sistema, com a vantagem de ter menos máquinas na rua.

Para responder ao seu caso particular, necessitaria de saber a repartição das máquinas pelas divisões da casa; se a que pretende usar mais horas for a da sala e as restantes 3 as dos quartos, então tem vantagem em utilizar uma unidade 4x1.

Deverá ainda considerar que existem limites máximos para as distâncias da tubagem entre unidades. Ao optar por um multi-split, a sua colocação poderá levar a que essas distâncias sejam elevadas.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal