última atualização: 16/01/2020

Qual o melhor sistema para aquecer águas e climatizar a casa

Boa tarde 

Tenho neste momento uma caldeira a gasóleo, para aquecimento das águas e também ligada a pre instalação de aquecimento central por radiadores, que nunca cheguei a ligar, pois não coloquei os radiadores.

A caldeira avariou e pretendia colocar um sistema mais ecológico, para aquecer as águas e aquecimento/

 no inverno arrefecimento no verão.

A casa situa-se na zona de Baião, está orientada a sul, e tem 300m2, com 3 banhos.

Obrigada

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

User name Moderator
Silvia Silva | Moderador
26/12/2019

Olá Patricia Cardoso


Estamos a preparar resposta à sua questão e publicaremos logo que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!

Obrigado,
A Equipa Energias Renováveis

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
03/01/2020

Olá Patrícia,

Agredecemos o seu contacto e aproveitamos para lhe desejar um excelente ano.

Podemos perguntar-lhe se é subscritora da DECO PROTESTE? A razão desta pergunta: a DECO PROTESTE realizou, recentemente, uma experiência com uma família portuguesa que corresponde ao perfil que descreve.

Toda a informação e conclusões estão disponíveis na revista de abril 2019. Caso seja subscritora, pode ler na íntegra aqui: https://www.deco.proteste.pt/-/media/edideco/resources/paper%20publications/proteste/2019/411/pt411_032033.pdf?la=pt-pt&rev=ebddd208-7a2c-414b-a42a-2f9b226bba46&hash=9BE72CA1AA8AD5653F0DD5B337A5113FB001CE73

Resumidamente, a DECO PROTESTE chegou à conclusão que a família Barreira pode ter uma poupança de 430 euros por ano só ao mudar o sistema para ar condicionado.

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name
PATRICIA CARDOSO
04/01/2020

Bom dia
Não sou subscritora da Decoproteste, e por isso não consegui aceder ao link que me indicou.
Como poderei ter uma resposta mais detalhada?
Obrigada

User name
PATRICIA CARDOSO
04/01/2020

O que pretendo também saber, é qual o sistema de aquecimento de águas mais adequado ao meu caso.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
08/01/2020

Respondendo às suas questões e tendo em conta as características que aponta, se quiser aquecer toda a casa, optando por “reformar” a caldeira a gasóleo, pode instalar por exemplo três unidades de ar condicionado nas divisões da casa. Estimamos que teria esse investimento pago ao fim de seis anos.

A poupança na fatura da energia entre uma caldeira a gasóleo e os ares condicionados ultrapassa os 2500 euros, ou seja, o custo energético e de manutenção dos três sistemas de ar condicionado, em seis anos, seria de 1215 euros. Já com a caldeira a gasóleo gastaria 3804 euros, 4 meses ao ano no período de 6 anos, usando pelo menos 3h por dia.

Quanto ao sistema de aquecimento de águas: existem soluções para “reformar”, por completo, a caldeira a gasóleo avariada. Não a reformando por completo e arranjando (pode não ser justificável), pode, por exemplo, analisar a integração de um sistema solar térmico, no sistema de produção de AQS, mantendo a caldeira a gasóleo operacional, mas apenas com a função de apoio ao sistema solar térmico.

Reformando completamente a caldeira a gasóleo, poderá estudar a viabilidade de converter o queimador de gasóleo num queimador a pellets. Ou poderá equacionar a substituição da caldeira a gasóleo por uma a pellets.

Todas estas soluções podem ser viáveis e devem ser discutidas com um instalador, que deve analisar o estado atual dos equipamentos e aferir a viabilidade técnica e económica das soluções apresentadas.

Caso tenha mais alguma questão ou dúvida, não hesite em contactar.

Obrigado,
A Equipa de Energias Renováveis.

User name
PATRICIA CARDOSO
16/01/2020

Boa tarde
E a hipótese de substituir a caldeira a gasóleo por uma bomba de calor, seria uma boa opção para aquecimento das águas?
Obrigada

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.