última atualização: 02/12/2019

Climatização e AQS em moradia individual

Boa tarde,

Vou a começar a construir em breve uma moradia individual térrea com cerca de 220m2, terá tipologia T3 + 1 (escritório). Pretendo que a casa tenha sistema de aquecimento e arrefecimento bem como de AQS. Tenho vindo a estudar o assunto mas efectivamente a única certeza que tenho é que não queria depender nem de combustiveis fosseis nem biomassa (pellets/madeira). 

Tenho recebido excelente informação sobre a tecnlogia bomba de calor tanto para climatização como AQS. O meu receio prende-se com o custo de aquisição e instalação deste sistema, pois com Bomba de calor vou precisar de instalar um sistema de aquecimento central por radiadores, ou piso radiante hidraulico ou até ventiloconvectores. Além disto para radiadores a bomba de calor deve ser de alta temperatura. Comparando com a simples aquisição e instalação de meia dúzia de aparelhos de ar condicionado eficientes pela casa facilmente se conclui a bomba de calor tem um custo inicial muito grande. No entanto também receio um custo da factura electrica elevada com o ar condicionado, daí as minhas dúvidas em relação a qual a melhor opção a longo prazo. 

Além da climatização, servirá também a mesma bomba de calor para AQS?  Ou seja:

1 - Bomba de calor alta temperatura para aquecimento/arrefecimento (radiadores) e AQS

2- Bomba de calor baixa temperatura para aquecimento/arrefecimento (piso radiante hidraulico/ventiloconvectores) e AQS

3- Ar condicionado para aquecimento/arrefecimento + Bomba de calor para AQS

 Nas opções 1 e 2 faz sentido acoplar outro sistema de produção energética como o painel fotovoltaico para auto-consumo?

São bastantes dúvidas e todas as opções estão em cima da mesa.

Cumprimentos,

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
02/12/2019

Olá Rui,

Tendo a sua dúvida uma grande especificidade, comecemos por analisar alguns aspetos do aquecimento/arrefecimento do ar.

Centrando-nos na sua dificuldade em optar por uma bomba de calor ou ar condicionado, e sabendo que está em causa o investimento mais ou menos avultado, aconselhamos a análise do projeto da moradia e verificação dos seguintes aspetos:

• A casa terá um muito bom isolamento?
• A casa terá uma boa orientação solar?

Estes são dois fatores cruciais para diminuir a fatura energética e tornar a sua habitação mais confortável.

Um sistema de climatização tem a função de auxiliar o conforto térmico no seguimento dos deficientes índices construtivos existentes nas habitações.
Tal como referiu, os investimentos em bomba de calor são elevados, mas podem compensar! Deve analisar se as suas necessidades são realmente elevadas para potenciar o seu retorno, nomeadamente se pretende climatizar 24h/dia.

O ar condicionado é o equipamento que lhe poderá proporcionar igualmente níveis de conforto elevados, a custos energéticos diários muito baixas, em comparação com equipamentos mais convencionais. Estamos a falar de tecnologias idênticas com coeficientes de performance elevados, mas uma delas Ar/Água e outra Ar/Ar.

Existem relatos que a solução Ar/Água (a piso radiante) é mais agradável em termos de conforto, mas requer uma utilização contínua. Se houver uma necessidade apenas momentânea, como uma habitação frequentada pela família a partir do final da tarde ou à noite, este investimento terá um tempo de retorno mais lento, podendo não compensar.

Se pretende também fazer arrefecimento pode deixar de parte o uso dos radiadores! Se instalar uma bomba de calor mesmo que seja reversível, o número de elementos (dos radiadores) serão insuficientes para proporcionar uma temperatura de conforto no verão.

Para mais informações sobre ar condicionado, verifique os testes já realizados em https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis?selector=Ares%20condicionados:%20o%20teste.

Caso pretenda, também pode optar por climatizar mais do que uma divisão, um multisplit.

O Rui tem já tem sua posse orçamentos e projetos técnicos dados pelos instaladores da sua zona? Caso não tenha, comece por pedir.

Com os melhores cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.