última atualização: 04/12/2019

Qual a melhor solução para climatização de uma moradia?

Estou a fazer obras num andar moradia (rés do chão) e pretendo colocar um sistema de climatização. 

Tendo em conta as várias sugestões anteriormente colocadas neste fórum fiquei inclinada para a colocação do A/C. No entando, como estou a fazer tudo de raiz e vou incluir um bom isolamento térmico na moradia, gostaria de saber a vossa opinião para um sistema rentável a curto e longo prazo para aquecer/arrefecer a moradia e se compensa o sistema de aquecimento de águas sanitárias através de recuperador de calor. Ou se por outro lado o esquentador a gás é a melhor solução.

 

Obrigada

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

User name
Filipe Pires
25/11/2019

Claudia,

Se pretende aquecer e arrefecer a única solução é A/C ou piso radiantes, pese o fato de o 2º ser >10x mais caro.

Quanto Às águas quentes sanitárias não sei se percebi muito bem a sua ideia com o recuperador de calor! Instale um termossifão e esquentador a gás e fica satisfeitas!

User name
CLAUDIA TORRES ALMEIDA
26/11/2019

Obrigada pela ajuda.

Quanto às águas, sei que há a hipotese de através do recuperador de calor ligar a um cilindro e quando a lareira estiver acesa vai aquecer as águas. A minha dúvida é se esta solução é viavel tendo em conta o investimento inicial. Como não tenho experiência neste tipo de sistemas gostava de saber o que me compensa. Mas pelo que percebi o esquentador a gás é boa solução (e o custo inicial bem mais baixo).

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
04/12/2019

Olá Cláudia,

A solução que apresentou, se for bem instalada e dimensionada, proporciona custos mais reduzidos de produção energética em relação ao gás. Salvaguardo o facto que, com uma utilização relativamente reduzida (apenas para uso de águas quentes sanitárias), o investimento/retorno poderá não compensar.

Já tem algum orçamento?

A instalação do sistema referido começa a ser mais comum para situações não só de AQS, como (aquecimento ambiente, onde a produção de água quente é mais exigente.

Se pretende instalar A/C terá uma solução com custos muito competitivos energeticamente e de investimento, além de permitir arrefecimento e aquecimento. Por isso, verifique e pese o orçamento de:

A/C + recuperador de calor (circuito fechado e acumulador AQS)
vs
A/C + termossifão (70% energia gratuita >1500€) + esquentador (investimento relativamente baixo)

Deve, ainda, ter em atenção o manuseamento e tempo de aquecimento das AQS. No primeiro caso, poderemos estar a falar num aquecimento por acumulação e tempos de resposta provavelmente mais longos do que um sistema de acumulação diário solar mais instantâneo, quando necessário.

Em ambos os casos, peça orçamentos ao instalador de referência na sua zona geográfica.

Com os melhores cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.