última atualização: 17-07-2019

Caldeira de condensação ou bomba de calor para aquecimento de

Boa noite a todos,

adquiri, recentemente, um apartamento da banca e como todos os bons negócios, tem o seu "quê", sendo que neste caso, o "quê" é o facto de terem levado todo o sistema de climatização da casa, que era composto por caldeira a gás + radiadores.

Ora neste momento, estou a questionar-me sobre as opções e as que eu tenho são:

a) Caldeira de condensação + radiadores novos

b) Bomba de calor

A opção b) alicia-me pois ao optar por esta opção, abdico completamente de um contrato de gás;

A opção a) deixa-me confuso pois sei que estas novas caldeira são mais económicas e com os controladores electrónicos, conseguimos estabelecer intervalos de funcionamento; também não me posso esquecer o facto de que a pré instalação já está feita.

Ora a minha pergunta é a nível de custos e performance, qual das duas será uma solução mais viável?

Obrigado,

Pedro S.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name
João Silva
29-01-2016
Melhor resposta

Boa tarde, caro Pedro Sombreireiro,

As caldeiras de condensação, ao conseguirem utilizar algum do calor da condensação dos gases de exaustão, apresentam rendimentos mais elevados que as caldeiras convencionais. Para que isso aconteça, é necessário que consiga trabalhar com temperaturas abaixo do limite de condensação, o que nem sempre acontecerá.

De qualquer modo, mesmo obtendo um rendimento 5 a 15% superior às caldeiras convencionais, o custo da energia (gás) continua a ser elevado.

Uma bomba de calor para o seu caso poderá ser de dois tipos:

a) ar-ar, também conhecidas por ar condicionado, permitem-lhe ter aquecimento e arrececimento ou seja, conforto durante todo o ano.

b) ar-água, que lhe permite usar a tubagem existente e instalar radiadores para o aquecimento.

Qualquer das bombas de calor lhe permitirão usufruir de aquecimento com custos mais baixos do que uma caldeira. Caso os radiadores sejam bem dimensionados, a performance em aquecimento de uma instalação com bomba de calor ou com caldeira não deveria ser diferente.

Aconselhamos a que solicite um orçamento para uma bomba de calor, com análise dos períodos de retorno do investimento em relação a uma caldeira, para que possa tomar uma decisão, considerando o custo de aquisição e de exploração e manutenção.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
PEDRO SOMBREIREIRO
29-01-2016
Melhor resposta

Obrigado pela resposta. No caso da opção b) que tipo de bomba de calor teria que ser? Isto porque existem N tipos de bombas de calor e sinceramente, os preços variam tanto como 5.000 EUR.

Melhor resposta
User name
João Silva
30-01-2016
Melhor resposta

Boa tarde, caro Pedro Sombreireiro,

No caso de pretender usar a instalação hidráulica existente e colocar radiadores novos, a bomba de calor terá que ser do tipo ar-água, o que significa que retira calor do ar ambiente (tal como um ar condicionado, possui uma unidade exterior) e transfere esse calor para a água que irá circular na tubagem do aquecimento central.

Dentro deste tipo de bombas de calor existem as que funcionam a baixa temperatura (elevam a água até cerca de 55ºC) e as que funcionam a alta temperatura (aquecem água até 80ºC).

Qualquer uma delas lhe permite usar radiadores, mas estes deverão ser de maior dimensão caso pretenda usar uma bomba de calor de baixa temperatura (o custo de aquisção destas bombas de calor é mais baixo quando comparado com as de alta temperatura).

Ambas as bombas de calor lhe permitem usar controlador baseados na temperatura exterior, que irão influenciar a temperatura de circulação da água em função da temperatura exterior, garantindo maiores poupanças.

Junto de um instalador, poderá solicitar um orçamento que lhe permita comparar as várias opções não apenas do ponto de vista de aquisição mas também do ponto de vista dos custos da energia associados a cada uma das opções.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
Antonio Monteiro
10-02-2016
Melhor resposta

Caro amigo.

Ainda a acrescentar que uma vez que os radiadores foram retirados, existe também a possibilidade de colocar na totalidade ou parcialmente ventiloconvectores em vez de radiadores convencionais. Com estes é aumentada a eficiência da difusão térmica, quer por via de necessitarem de menores temperaturas do lado da Bomba de Calor quer por poderem forçar a passagem do ar por eles mesmo resolvendo o clássico problema dos radiadores mal instalados ou dito de outra forma instalados em locais inadequados em termos dos fluxos de ar dentro dos espaços a climatizar.
Ainda outra achega, as Bombas de Calor utilizam energia eléctria e esta pode ser produzida pelos sistemas de Autoconsumo ao contrário do Gás ou Gasóleo.

Cumprimentos.
A.M.

Melhor resposta
User name
PEDRO SOMBREIREIRO
10-02-2016
Melhor resposta

Obrigado A.M.,

já tomei a minha decisão e já tenho encomendada uma Bomba de Calor. Depois de muito pensar e muito ver, acabei por escolher uma marca que, pelo que li, criou alguma confusão com sua técnica de marketing, mas a minha escolha final descaiu não tanto pelo que li no forum mas pelo fato de ter encontrado um amigo do meu pai que vendia as ditas bombas e a instalação, juntamente com um bom desconto e uma assistência técnica a 5km's de minha casa.

Só para referência, a marca é a Energie, com os seus painéis que não são painéis solares como o marketing assim o faz pensar :)

Para aquecimento/refrigeração, vou optar por AC's, mas que seram instalados apenas depois deste próximo verão pois como ainda não habitei a casa, não tenho uma ideia de como será aquela casa durante os dias quentes.

Melhor resposta
User name
Antonio Monteiro
10-02-2016
Melhor resposta

Como consultor não consigo entender de todo o marketing da marca que referiu.
Por outro lado em termos de produtos são bons produtos, embora com preços algo elevados comparativamente com outros muito em especial nas unidades Inverter EVI.
Por outro lado, não é a minha primeira opção a tecnologia termodinâmica (tais paineis "solares") com as limitações decorrentes mas antes aerotermia pura, e como prova, o fabricante referido usa para as suas soluções superiores.

A questão da assistencia é fundamental, mas não menos importante o dimensionamento correcto.
Prefira sempre um instalador/projectista que apresente análises detalhadas de prestações e consumos para a sua realidade e não de catálogo (o marketing chapa 3) :).

Cumprimentos.

Melhor resposta
User name
PEDRO SOMBREIREIRO
10-02-2016
Melhor resposta

Acredito António,

como lhe disse, esta decisão foi de oportunidade, ou seja, ele visitou a casa a pedido do meu pai para fazer um estudo das necessidades quer de equipamento quer estruturais e apresentou a solução usando aquela marca. Como é amigo, ele não se importava se o material era comprado a ele ou não mas como em campanha, tinha uma bomba de calor de 300 Litros em inox com 2 dos tais painéis, a um preço bastante tentador, aproveitei. Só o futuro dirá o resto.

Melhor resposta
User name
Antonio Monteiro
10-02-2016
Melhor resposta

Pedro, dica extra:

Analise agora a possibilidade e o potencial da produção de energia para autoconsumo:
i) reduza o fornecimento e os custos em fatura a partir da rede publica (EDP p. ex.)
ii) otimize os regimes horários de equipamentos em sua casa (máquinas de lavar p. ex. incluindo agora a BC que adquiriu)
iii) concilie com tarifas bi-horárias se possível.

Até 1500Wp basta um registo simples DL153 de Out2014.
Todas as casas deveriam ter pequenos sistemas FV para AUTOCONSUMO e serem um pouco mais amigas e mais SMART.

Obrigado

User name
PAULO CAMPOS ANTUNES
17-07-2019

Olá António, estive a ler a sua conversação com o Pedro, e como estou neste momento à procura de uma solução de aquecimento de Águas Sanitárias e climatização, para uma moradia que estou a recuperar em Santo Tirso, e gostaria de saber se tem interesse ou disponibilidade, em me ajudar a encontrar a melhor solução de compromisso preço/eficiência para a minha futura casa.
Os meus cumprimentos.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.