Bomba de calor 3 em1: Aquecimento, Arrefecimento e AQS.

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde,


Estou interessado em adquirir um sistema 3 em1: aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária. E que permita mais tarde a ligação a painéis solares.

Falaram-me no sistema da Daikin Altherma de baixa temperatura, com recurso a radiadores e ventiloconvectores. Anunciam um COP de 5,04* (presumo que o calculo tenha sido feito com base a 35º dada a nota da brochura que transcrevo abaixo).

Uma vez que pretendo isolar as fachadas com sistema ETICS (capoto) e o telhado, gostaria de saber se esta é uma boa solução.
Trata-se de uma moradia com cave, R/C e 1º andar com uma área de ~160m2 orientada a Oeste-Sudoeste.

Existe a possibilidade de fazer passar as tubagens de água para climatização e AQS junto do recuperador de calor da lareira, mas apenas como complemento ao funcionamento da bomba de calor. Também serão criadas tubagens de ar quente para aquecimento dos quartos/WC's, mas o uso da lareira será pontual.



* EHV(H/X)04C ou EHB(H/X)04C com ERLQ004CV3 (Ta DB/WB 7 °C/6 °C - LWC 35 °C (DT=5 °C))

Obrigado pelo esclarecimento,
Daniel Graça

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
21/01/2017

Bom dia, Daniel Graça

Esse COP deve ser para temperaturas de 35ºC, adequadas a sistemas de pavimento radiante. Para ventiloconvetores deverá considerar os COP indicados para 45ºC.

Já solicitou alternativas de preços com um multi-split para climatização e uma bomba de calor apenas para AQS, com serpentina extra para ligação ao solar?

Por muito interessante que possa parecer um sistema integrado, poderá ser mais vantajosa a opção por sistemas separados.


Cumprimentos

Boa dia,

Obrigado pela resposta. É precisamente o que fiz, pedi um orçamento da Daikin para o uso em alternativa de um sistema multi-split para climatização + AQS à parte com ligação a uma serpentina para ligação ao painel solar.

O técnico ainda está a confirmar quais as necessidades energéticas e preço final de cada solução.

Ainda estou a entrar no mundo dos AVACs. Mas gostaria de perceber grosso modo, qual dos seguintes métodos é mais eficaz (em termos de COP no aquecimento e arrefecimento:
a) sistema radiante como teto falso (Uponor Teporis Panel Ativo) a aplicar na cave por baixo de uma lage em mármore que ocupa 50% no R/C.
b) ventiloconvector central a aplicar no teto do 1 º andar (com tubagens para insuflar ar nos quartos) e outro a aplicar no R/C, ou:
b.1) ar condicionado central a aplicar no 1 º andar (com tubagens para insuflar ar nos quartos) e outro a aplicar no R/C.

Sei que o custo inicial será bem diferente, mas gostaria de perceber qual dos sistemas acima tem maior eficiência.
Considerando a inércia do arranque, manutenção, limpeza do ar, grau de humidade do ar e consumo.

Segundo a daikini com o altherma (Low Temp) é possível alimentar sistema radiante hidráulico + ventiloconvectores + radiadores/taolheiros

Segundo a Uponor os paineis radiantes no teto permitem refrigeração até 58 W/m² com um saldo térmico de 10 K. Em aquecimento deverá ser um pouco superior o valor.

Como estou em fase de renovação total da casa tenho flexibilidade para passar tubagens de água e aplicar tectos falso em parte da cave. O isolamento será melhorado com capoto e mais tarde com vidros duplos pelo que o objetivo é reduzir ao máximo o consumo energético (electricidade).

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

Cumps,
Daniel Graça

30/01/2017

Boa tarde,

dos 3 sistemas que estão em consideração, eu descartaria de imediato o b). Para trabalhar com ventiloconvectores, a bomba de calor tem uma eficiência inferior à que apresenta a funcionar com pavimento radiante.

Os ventiloconvectores têm a vantagem de fazer aquecimento e arrefecimento mas, caso prefira um sistema com ar forçado, um multi-split apresenta SCOP e SEER mais elevados, apresentando também geralmente níveis de ruído mais baixos e resposta mais rápida.

Os sistemas radiantes aproveitam melhor as potencialidades das bombas de calor e permitem um conforto mais uniforme e homogéneo, sem ruídos nem correntes de ar mas terá que os ter em funcionamento por períodos longos. Se pretende um sistema que possa ligar e desligar à sua vontade ou que responda a cargas térmicas concentradas no tempo, este sistema não será o indicado.


Melhores cumprimentos

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.