Substituição caldeira mural a gás propano
Bom dia
Adquiri um apartamento, com 20 anos, que tem uma caldeira mural a gás propano para aquecimento das águas sanitárias e para o aquecimento central.
Infelizmente os radiadores não funcionam e fui aconselhada a substituir a caldeira tendo em conta o consumo do gás apenas para aquecimento das águas.
Assim, gostaria de saber a vossa opinião relativamente a qual o melhor equipamento para o aquecimento da água: esquentador ou termoacumulador (normal? Híbrido? ) Tenho preferência por deixar de ter gás em casa e tenho dúvidas relativamente a qual o tipo de termoacumulador mais aconselhável.
Agradeço desde já a v. ajuda
Bom dia,
Com a utilização de um esquentador ou caldeira, tem um aquecimento das AQS de forma instantânea e sempre constante, ao contrário de um termoacumulador em que pode ter momentos sem água quente, caso tenha sido consumido todo o volume previamente aquecido.
Deverá também ter em atenção que um termoacumulador implica um consumo adicional de eletricidade e pode acontecer quando o mesmo está a aquecer não ter potência disponível para outros consumos elétricos. Sendo assim deve verificar qual a potência máxima admissível da sua instalação elétrica junto da E-redes. Se por exemplo for 3,45KVA (15Amperes), poderá ser complicado, pois quando o termocumulador está a funcionar irá consumir cerca de 7 Amperes, ou seja sensivelmente metade da potência contratada.
Por outro lado o aquecimento das AQS por termoacumulador é uma solução pouco eficiente e se desejar utilizar a eletricidade deve optar por um termoacumulador hibrido.
Veja o seguinte artigo: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/ariston-lydos-hybrid-inova-e-poupa-a-aquecer-agua
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis