última atualização: 11/05/2021

Aquecimento de água V5+1 | 5 pessoas

Bom dia,

Tenho lido as conversas deste site sobre este tema, o que tem ajudado bastante, mas ainda assim persistem dúvidas. Somos um agregado familiar contistuido por 5 pessoas (2 adultos+3 crianças pequenas) que adquiriu uma moradia V5+1 e cujo sistema de aquecimento de águas e de aquecimento central ainda não está instalado.Temos um recuperador de calor na sala e pre instalação para: ar condicionado, radiadores, caldeira a gasóleo, a gás natural ou a pellets e painéis solares (embora esta última pre instalação obrigue a uns ajustes).Já lemos e estudamos sobre os vários sistemas e combinação de sistemas, mas a opinião da melhor alternativa é sempre diferente conforme o vendedor, o que nos deixa bastante confusos.Assim, decidimos passar 1 verão e 1 inverno sem sistema de aquecimento / arrefecimento para percebermos o isolamento térmico da casa, as nossas reais necessidades e o nosso perfil de consumo antes de investir no sistema de aquecimento central.No entanto, temos de escolher um sistema de aquecimento de águas antes de nos mudarmos.Assim sendo, tendo em consideração esta situação, qual lhes parece ser a melhor opção de aquecimento de águas:

- escantador a gás de botija- caldeira a gás natural- caldeira a pellets- bomba de calor para aquecimento de águas- bomba de calor para aquecimento de águas e central (para servir posteriormente de aquecimento central)- painéis solares (vivemos na zona Norte do país, pelo que esta opção isolada não nos parece de todo viável).  

Existe alguma outra opção que não tenha sido enumerada?

 

Grata pela atenção dispensada, 

 

Atentamente, 

 

Associada número 13920152

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/05/2021

Bom dia,
A produção das águas quentes sanitárias deve ser feita por acumulação, através de um depósito e não de forma instantânea (esquentador ou caldeira), para que assim tenha: 1) maior disponibilidade de caudal (por exemplo duas casas de banho a funcionar ao mesmo tempo), 2) possibilidade de interligação de painéis solares e 3) possibilidade de interligação a um sistema de recirculação da água quente, para uma maior rapidez na entrega da mesma e menor gasto de água fria.
No mínimo, o volume desse depósito deve ser de 300L e o mesmo deve ter duas serpentinas, uma serpentina para os painéis solares e outra para a interligação ao equipamento de apoio (caldeira ou bomba de calor).
Numa primeira fase pode ser instalado depósito e coletores solares (2un com área total de 4m2) com apoio elétrico (resistência elétrica colocada a meio do depósito).
Relativamente à climatização e se for necessário arrefecimento no Verão, faz mais sentido investir em Ar condicionado, mas se por outro lado a casa apenas necessitar de aquecimento no inverno e visto que tem pré-instalação para radiadores, pode optar por uma caldeira a gás de condensação ou caldeira a pellets (implica mais manutenção e trabalho, pois tem de comprar o combustível e coloca-lo no equipamento). Este equipamento pode também ser interligado ao depósito de AQS e fazer o apoio sempre que a água estiver abaixo dos 50ºC. Se colocar logo a caldeira não necessita de adquirir a resistência elétrica, mas pode fazê-lo para ter sempre uma alternativa.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/05/2021
, Respondeu:

Obrigada Exmo Sr Pedro,

No entanto, dada a liguagem técnica, ficamos com algumas dúvidas:
- quando se refere ao sistema de aquecimento ser feita por acumulação e descreve como (depósito e serpentinas), está a referir-se a que equipamento em específico? (bomba de calor)
- Quando sugere que "numa primeira fase pode ser instalado depósito e coletores solares (...) com apoio elétrico (...)" está a referir-se a uma bomba de calor?

Lamento a questão, mas apesar de já termos lido muito sobre as energias renováveis, não conhecemos os termos técnicos.

Mais uma vez grata pela atenção dispensada,

Atentamente,

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.