última atualização: 22/03/2021

Aquecer água para banho

Boa tarde 

Peço desculpa pela questão mas quanto mais leio mais baralhado fico . Vou explicar a minha situação para se possível me darem uma opinião da melhor solução para tentar economizar :

Tenho uma moradia T3 construida em 2009/2010 em que o aquecimento das águas é feito por esquentador a gás ( sensor ventilado de 11L da Vulcano ) e que gasto por ano 4 botijas de gás de 45 KG (+/- a 98 euros/cada ) . Tenho 5 painéis solares para a produçao de energia elétrica ( adquiridos há EDP ). Tenho no sotão uma pre-instalação da tubagem de água ( para os painéis fotovoltáicos de AQS ) . Tenho um agregado familiar de 4 pessoas . 

No meu caso qual será a melhor solução para uma maior eficacia / poupança energética : bomba de calor ou os painéis ?

Desde já obrigado pela ajuda

Nuno Cruz 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/03/2021

Bom dia,
Se considerarmos que a pré-instalação que está executada foi pensada para aplicação de um sistema solar térmico para funcionar em Termossifão com o apoio do esquentador existente, então esta é uma boa opção, pois implica um menor custo de investimento e com a garantia de ter sempre água quente, pois o apoio é dado pelo esquentador.
Se por outro lado, apenas usar o gás para o aquecimento das AQS, pode ponderar a aplicação de uma bomba de calor, passando assim a ter todos os equipamentos elétricos. No caso de estar a ter um excedente de produção pelos painéis fotovoltaicos, pode utilizar essa energia para o funcionamento da Bomba de calor.
Ambas as soluções são eficientes, e permitem uma redução no consumo de gás, mas deverá ter em atenção ao valor do investimento, que no caso da Bomba de calor é um pouco superior.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.