última atualização: 04/09/2018

Aquecer banhos com Solar ou Bomba de calor AQS?

Boa tarde, estou para colocar aquecimento de águas e aquecimento central. Tento proposta de painéis e como fonte de aquecimento suplemente a lenha. Tenho outra com uma bomba de calor apoiada com recuperador que fornece calor também para radiadores. O que acham melhor?

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
17/05/2018

Bom dia Sara,

A escolha dos equipamentos não se reduz ao que é melhor ou pior. Todos eles têm vantagens e desvantagens no que respeita ao custo de utilização, investimento, eficiência energética, manuseamento, manutenção, beleza, instalação, entre outros.

Antes de fazer qualquer escolha sobre a tecnologia que irá instalar em sua casa, deve ter em consideração todos estes factores que dependem principalmente do seu perfil de consumo.

Fazendo algumas considerações sobre o aquecimento das águas quentes sanitárias,

O sistema solar térmico é uma forma de produção de águas quentes sanitárias que proporciona aquecimento dos banho de forma gratuita durante uma boa parte do ano (70% aprox), ao contrário da bomba de calor para AQS. Apesar de a bomba de calor AQS ter um custo de utilização competitivo em comparação com as pellets/lenha ou gás natural, devido ao seu alto investimento o retorno é tanto maior quanto maior for a sua utilização, ou seja, poupará mais se o seu agregado familiar for grande (> 4 pessoas).

Sobre o aquecimento central,

Se pretende apenas aquecimento do ar (e não produção de frio) da sua habitação, deve ter em conta o orçamento, analisando as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. O recuperador de calor a lenha não proporciona por exemplo uma alimentação automática, ou seja, a sua utilização é manual. Existem no mercado recuperadores de calor hidro, mas a pellets, que proporcionam maior facilidade de manuseamento, acendimento e regulação de temperatura a um custo mais elevado podendo utiliza-lo como fonte primária para os banhos. A existência de uma área técnica é mandatória.

Agradecia que nos indicasse mais informações sobre o seu agregado familiar, a fonte de aquecimento e equipamentos atualmente usados, tipo de utilização entre outros aspectos que ache conveniente para a pudermos ajudar da melhor maneira.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
28/06/2018

Olá Sara,

Permita-me perguntar se sempre avançou com alguma das propostas?

Cumprimentos equipa Energias Renováveis

User name
VICTOR CANHOTO
08/08/2018

Bom dia Bruno,

Tenho uma questão e queria ver se me poderia ajudar a esclarecer.

Tenho uma casa cujo o agregado familiar são de 5 pessoas. Esta habitação é para uso de férias, tanto no Verão como no Inverno. Estou a estudar a viabilidade de instalar Painéis Solares para aquecimento de água sanitária.

Tenho um termo-acumulador instalado que pretendo substituir por um esquentador de condensação ou bomba e calor para funcionar como apoio aos Painéis Solares.

Consultando um fornecedor, este indicou-me ter uma bomba de calor já certificada pela norma EN16147: 2017 com um COP de 3.61 e que, pelo facto de ser mais eficiente, permite a substituição dos painéis solares em todas as habitações novas.

A minha questão, só a instalação da bomba de calor é suficiente conforme indica o fornecedor? A ser assim torna-se muito mais económico a instalação de um só equipamento. Grato pelos vossos esclarecimentos.

User name
MARIA FATIMA DIAS DIAS
29/08/2018

Tenho uma vivenda com pré instalação para paineis solares. Como somos apenas dois em casa temos usado um cilindro eletrico para AQS, contudo avariou e estamos a pensar em instalar paineis solares ou bomba de calor. Qual é na sua opinião, o mais económico e adequado para nós?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
04/09/2018

Olá Maria,

No caso de um (painel) solar térmico, como são apenas duas pessoas em casa com uma necessidade de 100 litros apenas, é necessário o dimensionamento do acumulador. No entanto, a capacidade mínima, que encontra no mercado, é de 150 litros. Neste caso, é aconselhável um termossifão pois o consumo será reduzido.

Apesar de não aproveitar a totalidade da energia produzida, de forma gratuita, e por consequência a totalidade do benefício trazido pelo solar térmico, terá sempre menos custos de utilização ao longo do ano tendo em conta que poderá usufruir perto de 70% de energia de forma gratuita.

As bombas de calor apresentam o custo anual de utilização baixo, mas para um lar com menos pessoas ou onde exista uma menor necessidade de água quente, os custos de utilização das bombas de calor podem não compensar. Sendo apenas dois utilizadores, o retorno do investimento feito poderá ser muito baixo.

Por outro lado, se tiver abastecimento de gás natural em sua casa, um esquentador a gás natural poderá ser uma boa alternativa. O investimento é reduzido e os custos de utilização muito competitivos.

Existe essa possibilidade na sua residência?

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.