última atualização: 28-01-2019

Aquecimento de Aguas por Gas ou por Paineis Solares?

Boa tarde,

Solicito a vossa ajuda para a seguinte questão:

Tenho uma moradia que vou remodelar totalmente e que será para ser utlizada como habitação permanente por 3 pessoas.

Esta vivenda tem 3 andares e irá ter 4 casas de banho (3 completas e 1 social) + cozinha em que será necessario ter agua quente.

No projeto de arquitetura / empreitada foi-me proposto ter o seguinte:

1) Fornecimento e execução de rede de gás nova + fornecimento e instalação de esquentador HDG Sensor (WTDG18), sendo a utilização do gas para o aquecimento de agua a utilizar nas casas de banho e cozinha bem como para uma placa de gás na cozinha.

2) No projeto tambem está contemplado o fornecimento e montagem de 2 paineis solares da Vulcano , Paineis Solares WarmSun (FKC-2) com capacidade de 300 litros. 

A minha questão é a seguinte:

Se abdicar do gás (para esquentador + fogão/placa a gás + casas de banho) e na cozinha colocar uma uma placa eletrica /indução, o sistema de paineis solares será suficiente para ter aguas quentes?

E será mais vantajoso em termos economicos?

Os paineis solares poderão ser montados na direção Sul pelo que estarão sempre expostos ao sol.

desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar nestas duvidas que tenho.

Obrigado

Miguel Rodrigues

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
28-01-2019

Olá Miguel,

O sistema solar térmico por si só não é suficiente para lhe proporcionar água quente sanitária durante todo o ano. Este sistema proporciona-lhe água quente durante aproximadamente 70% do ano, mas precisa sempre de um sistema alternativo para os restantes 30%. 

Se pretender ter todos os equipamentos com fonte elétrica, uma possibilidade é a instalação de um termoacumulador ou resistência elétrica, mas é pouco aconselhada no que diz respeito a uma solução eficiente. Estes equipamentos têm custos de utilização energéticos elevados. Se avançar para esta opção deve instalar um temporizador para melhor controlo horário e com contrato de tarifário bi-horário.

Se pretende uma solução apenas elétrica para a sua casa e que lhe proporciona-se água quente sanitária durante todo o ano, a instalação de uma bomba de calor AQS poderá ser uma boa solução com custos de utilização bastante competitivos, mas em termos económicos pode exceder o seu orçamento que para apenas 3 pessoas poderá tornar-se num investimento com um retorno não tão atrativo. Aconselho a verificar bem os orçamentos.

O Esquentador a gás butano (se for o seu caso) é uma solução que apesar de não ser o ideal em termos de €/kWh, poderá ser uma boa opção "mais em conta" e custos aceitáveis para apenas 30% do ano, proporcionando energia de forma instantânea e quando necessária.

No que diz respeito à capacidade do acumulador do sistema solar térmico, para 3 pessoas aconselhamos 150/200L como melhor solução e suficiente para duração de banhos não muito, muito longos.

Diga-nos o que vai optar e quais as suas dúvidas relativamente a cada sistema.

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.