última atualização: 03/07/2018

Aquecimento de águas sanitárias

Boas

Gostaria de saber qual o sistema de aquecimento de águas sanitárias mais efeciente do mercado neste momento. Somos muitos lá em casa a tomar banho, e a conta do gás tem sido bem cara. Neste momento usamos um esquentador com gaz canalizado sem ser natural.

É uma moradia germinada, e somos 6 em casa.

 

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
28/06/2018

Olá, Daniel.


Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
03/07/2018
Melhor resposta

Olá Daniel,

Se olharmos apenas para a relação €/kWh, o sistema solar térmico é o que se traduz em aquecimento da águas quentes sanitárias a custo zero. Isto não significa que seja o melhor sistema para si, depende de muitos outros fatores.
Se tiver condições para instalação do sistema solar térmico em sua casa, este poderá ser uma mais valia para obtenção de pelo menos 70% da energia para AQS de forma gratuita. Como são 6 pessoas em caso provavelmente devia optar por um sistema de circulação forçada com depósito superior da 300L.

Normalmente prevê-se o uso de 45L/pessoa o que para 6 pessoas proporciona no mínimo uma acumulação de 300L. Caso os banhos sejam muito consecutivos e tenham um tempo de duração mais elevado que 5 a 10min poderá ter que pensar numa capacidade superior para satisfazer as necessidades da sua família.

Nos meses mais desfavoráveis pode continuar com um esquentador de gás canalizado, desde que este tenha controlo termoestático. Irá poupar com esta solução aproximadamente 70% da energia gasta.

Outras soluções como a bomba de calor poderiam ser admitidas consoante também tenha um elevado consumo em aquecimento.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.