Dicas

Energia em casa: poupar no esquentador e no ar condicionado

22 junho 2015

Os nossos leitores Ana Romão e João Caetano pediram esclarecimentos sobre esquentadores e soluções para aquecer e refrescar a casa.

Aquecimento à medida

“Qual o melhor sistema de aquecimento? Já tenho caldeira a gasóleo, mas desliguei-a devido ao custo. Estou quase convencido a instalar ar condicionado. A bomba de calor pode ser uma hipótese.” João Caetano, Oliveira de Azeméis (Aveiro).

No nosso simulador, veja o melhor sistema para aquecimento e os custos de instalação, utilização e manutenção. Dado que poderá já ter o equipamento acessório (radiadores, termóstatos e canalização), há uma hipótese, apenas se habitar numa zona com acesso ao gás natural: a conversão da caldeira a gasóleo para gás natural. Se o equipamento estiver bem conservado e se a conversão for economicamente viável, pode ser uma operação interessante: tem um custo inicial mais baixo e o preço por cada kWh de gás natural é competitivo. Consulte uma empresa especializada ou a marca da caldeira a gasóleo (representante ou distribuidor).

Já pode poupar com o nosso desconto de 15% no ar condicionado da Mitsubishi Electric.
Já pode poupar com o nosso desconto de 15% no ar condicionado da Mitsubishi Electric.

Como já tem a pré-instalação de ar condicionado, este é uma ótima solução para climatizar: concilia uma elevada eficiência com elevado conforto nas quatro estações do ano e baixo custo. Uma máquina de 9000 btu/h é o ideal para 20m2, enquanto um de 12 000 btu/h serve divisões até 30 metros quadrados. Veja os melhores modelos ao preço mais baixo.

Como o ar condicionado não produz água quente sanitária, um esquentador a gás natural é uma excelente opção. Se não tem acesso a gás natural onde mora, o termoacumulador elétrico com tarifa bi-horária poderá ser a resposta. Outra solução é o sistema solar térmico ou um sistema combinado com esquentador a gás natural. Beneficia de uma fonte de energia renovável: o sol ou, no sistema combinado, a energia solar, apoiada pelo gás natural apenas em caso de necessidade.