Usar o desumidificador: 5 erros a evitar
Os desumidificadores ajudam a manter a humidade geral em casa num nível ideal e dificultam a formação de humidade e bolor. Destacamos alguns erros comuns que impedem o funcionamento correto do desumidificador e que levam a gastar mais energia do que a necessária.

A manutenção e a limpeza do desumidificador, o local onde fica em funcionamento, bem como a capacidade de extração para a dimensão do espaço onde é utilizado são essenciais para tirar partido das vantagens deste equipamento. Se precisa de ajuda para escolher, veja os resultados no comparador de desumidificadores da DECO PROteste.
1. Descurar a limpeza do filtro
A limpeza do desumidificador é fundamental para que o aparelho funcione corretamente. É importante verificar o filtro regularmente, pois vai acumulando pó, que pode bloquear a entrada de ar. Essa situação leva a que o desumidificador trabalhe em esforço, acarreta um maior gasto de energia e pode danificar algum componente interno.
2. Desumidificador encostado à parede
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .É importante colocar o desumidificador no local correto numa sala ou outra área específica da casa, de preferência perto da fonte da humidade, para garantir que esta é removida no menor tempo possível. Mas o desumidificador não deve ser encostado totalmente à parede. Deve ser mantido afastado das paredes a uma distância de 50 centímetros, pelo menos. Também não deve ser instalado perto de fontes de calor, de água, janelas ou portas de acesso ao exterior.
3. Utilizar o desumidificador na casa de banho
Para utilizar um desumidificador na casa de banho, o equipamento deve ter, no mínimo, certificação IP21. Caso contrário, não é recomendável que seja colocado na casa de banho, porque pode ser perigoso. Neste caso, se precisar de retirar o ar húmido da casa de banho, coloque o aparelho junto à porta, mas no lado de fora.
4. Secar a roupa com desumidificador
Os desumidificadores são bons aliados para combater a humidade em casa, mas não para secar roupa quando chove. Se tiver uma varanda abrigada ou uma divisão mais seca e arejada, o velho estendal continua a ser o melhor método para secar toda a roupa. Alguns desumidificadores têm um botão específico para secar roupa. Mas secam poucas peças de cada vez e demoram muito tempo. Um desumidificador a trabalhar muitas horas seguidas pesa na fatura da eletricidade. Este equipamento serve apenas para secar aquele casaco que veio a pingar da rua. Não compre um desumidificador com o objetivo de secar roupa, se tiver outras opções, como máquina de secar roupa com bomba de calor ou estendal.
5. Reservatório e capacidade de extração desajustados da divisão da casa
A capacidade de extração de humidade e a dimensão do reservatório são aspetos a ter em conta na compra do desumidificador. Verifique a capacidade do reservatório do desumidificador onde fica armazenada a água. Se for muito pequena, terá de despejá-lo com mais frequência, o que é pouco prático.
Os desumidificadores com capacidade de extração diária inferior a 16 litros são recomendados para divisões entre 20 e 25 metros quadrados. Para divisões entre 35 e 40 metros quadrados, aconselha-se um aparelho com capacidade de extração diária entre 16 e 21 litros. Em ambos os casos, os valores para a área das divisões são indicativos e dependem sempre da humidade relativa ou da humidade libertada da divisão.