Fruta e legumes com DOP e IGP garantem origem dos produtos
Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP)? O nosso património de fruta e legumes é valorizado quando apresenta esta classificação. Conheça e escolha melhor os alimentos na ferramenta interativa.
- Especialista
- Sofia Mendonça
- Editor
- Ricardo Nabais e Filipa Nunes

Escolher produtos locais e da época é a regra de ouro. As frutas e os legumes com DOP ou IGP garantem a origem dos produtos. Optar por eles é outra forma de defender os produtos locais, valorizar a produção nacional e contribuir, assim, para escolhas mais sustentáveis. Na ferramenta interativa, basta clicar num dos botões (DOP ou IGP) e na fruta ou legume, para ficar a saber a localização, a época adequada ao seu consumo, os benefícios, as formas de escolher e conservar, como saborear e onde comprar.
-
#NOME#
#TEXTO#
- JAN
- FEV
- MAR
- ABR
- MAI
- JUN
- JUL
- AGO
- SET
- OUT
- NOV
- DEZ
Ameixa de Elvas
O que é a Denominação de Origem Protegida e a Indicação Geográfica Protegida
Em 1992, a Comissão Europeia decidiu levar a cabo um sistema de proteção e valorização de produtos agroalimentares e atribuir-lhes uma classificação, quanto à sua origem ou à área geográfica em que são produzidos. Nascia, assim, a Denominação de Origem Protegida (DOP) e a Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Uma DOP é um nome geográfico que designa e identifica um produto originário de um determinado local ou região (por exemplo Açores, Madeira, Oeste). A qualidade e as características desse produto devem-se ao meio geográfico específico em que é produzido, incluindo os fatores naturais e humanos.
Uma IGP é um nome geográfico que designa e identifica também um produto originário de um local ou região (por exemplo Beira Alta, Alcobaça, Cova da Beira), mas que possui uma determinada qualidade, reputação ou outras características que podem ser essencialmente atribuídas a essa origem geográfica. Além disso, pelo menos uma das fases de produção deve ter lugar nessa área geográfica específica.
Ao comprar produtos da região contribui para a redução das emissões de gases de efeito de estufa, pois não será necessário recorrer ao transporte de longo curso. Além disso, estimula a economia local e a geração de empregos e postos de trabalho e contribui ainda para diminuir a desertificação dos meios rurais.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |