Risco de incêndio em cinco modelos antigos de automóveis Kia
O sistema Rapex da Comissão Europeia alertou para o risco de incêndio em cinco modelos da marca Kia fabricados de 2009 a 2014 através de vários avisos. Confirme se o seu automóvel está entre os afetados e leve-o à revisão.

O sistema europeu de alerta rápido para produtos perigosos publicou vários avisos sobre alguns modelos da marca sul-coreana Kia, bastante populares em Portugal.
Dado o envelhecimento progressivo do parque automóvel e as notícias cada vez mais frequentes de carros incendiados na estrada, mantenha-se alerta a todos os sinais sobre o estado do carro. Em Portugal, a idade média dos carros entregues à Valorcar, a entidade gestora de veículos em fim de vida, foi, em 2023, de 24 anos, com histórico muito acima dos 200 mil quilómetros.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
Qual é o risco identificado?
Existe a possibilidade de uma fuga interna do líquido dos travões, que pode provocar um curto-circuito no circuito elétrico dos sistemas de segurança ABS/ESC, segundo o sistema Rapex. Se a mesma ocorrer, no pior cenário, a caixa de fusíveis pode sobreaquecer e provocar um incêndio.
Quais são os modelos afetados da Kia?
De acordo com a notificação, os carros que podem apresentar este problema são:
- Kia Sportage com fabrico de 2010 a 2014;
- Kia Optima com fabrico de 2010 a 2013;
- Kia Carens com fabrico de 2009 a 2012;
- Kia Picanto com fabrico de 2009 a 2011;
- Kia Rio com fabrico de 2009 a 2011.
O que fazer se tiver algum destes automóveis?
A DECO PROteste recomenda o contacto com o fabricante para confirmar se o seu modelo está entre os afetados. Visite um concessionário da marca ou entre em contacto com a Kia através da linha de apoio.
No inquérito de fiabilidade mais recente, a Kia conquistou a nota máxima de cinco estrelas. Alguns modelos brilharam entre os mais fiáveis em várias tecnologias, não tendo acusado nenhuma das falhas agora publicadas pela Comissão Europeia. No mesmo estudo, as oficinas da Kia destacaram-se entre as marcas com a satisfação mais elevada dos consumidores inquiridos.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |