Notícias

Gosta de Syrah? Saiba quais os melhores vinhos até 5 euros

Tida como uma das mais antigas, a casta Syrah reúne consenso entre produtores e consumidores. A sua qualidade e versatilidade permite obter vinhos com caráter prontos a consumir assim que entram no mercado, mas que também podem envelhecer bem. Saiba quais os melhores monocasta Syrah até 5 euros.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Lima Dias
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Alda Mota
14 setembro 2021
  • Dossiê técnico
  • Nuno Lima Dias
  • Texto
  • Ana Rita Costa e Alda Mota
vinha

iStock

Testámos e atualizámos o nosso comparador com 15 novos vinhos monocasta Syrah. Entre os vinhos testados, destacamos três boas escolhas com qualidade igual ou superior a 80% à venda por menos de 5 euros.

Uma das castas mais difundidas no mundo

A casta Syrah está entre as mais cultivadas em todo o mundo e tem uma história de vários séculos. Alguns acreditam que é originária do Médio Oriente, mas há vários estudos que sugerem que surgiu em França e que é descendente de uma casta tinta e de uma casta branca.

A sua boa adaptabilidade a diversos tipos de solos e climas tem-na levado a vários cantos do mundo. Em Portugal, encontrou maior expansão nas regiões mais a sul: Alentejo, Lisboa, Tejo e Península de Setúbal.

Dependendo das condições do solo e do clima do local onde é cultivada, a casta Syrah dá origem a vinhos com diferentes perfis. Em condições de produção razoáveis, permite produzir vinhos encorpados e ricos em matéria corante que desenvolvem aromas de especiarias (pimenta-preta), florais (violeta) e frutados (cassis, framboesa, cereja e amora-preta).

Se já subscreve o Guia de Vinhos, faça login para ter acesso completo aos resultados do nosso comparador. Os subscritores têm acesso a todas as funcionalidades desta ferramenta e da app DECO Vinhos. Pesquise e compare por cor, região, ano de colheita, marca, entre outros critérios. Nos resultados, apresentamos os preços em centenas de lojas. Como estes podem variar bastante, indicamos a loja mais barata perto de si.

Se ainda não é subscritor do Guia de Vinhos, descubra esta e outras vantagens. 

Tornar-me subscritor

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.