Notícias

Tostas de centeio ou de trigo? Descubra as diferenças

Sal e aditivos são os pecados da maioria das tostas de trigo, incluindo as integrais. Mas encontram-se boas soluções em todas as versões analisadas. As tostas de centeio integral levam vantagem sobre todas as outras.  

Especialista:
Editor:
26 janeiro 2026
Tostas em cima de uma mesa com toalha aos quadrados

iStock

Versão industrializada do simples pão torrado, a tosta tornou-se sinónimo de petisco, ao qual se acrescentam queijos, charcutaria, pastas de atum e outros preparados. A DECO PROteste analisou 21 tostas de trigo, 21 de trigo integral e sete de centeio integral. Além de se destacarem do ponto de vista nutricional, as tostas de centeio dispensam aditivos e ingredientes ultraprocessados. 

Quais são as melhores tostas?

O sal em quantidades um pouco elevadas é um problema transversal aos três tipos de tostas. Para mais, a maioria das tostas de trigo, incluindo as integrais, têm aditivos, alguns dos quais pouco recomendáveis. Finas ou grossas, de formatos e tamanhos diversos, crocantes e algumas com sementes, as tostas resultam de uma confeção industrializada e, por esse motivo, com múltiplos ingredientes, como óleos ou gorduras de origens distintas, açúcares ou xaropes, aditivos e aromas.

Tostas de centeio integral sem aditivos 

De acordo com o algoritmo do Nutri-Score, as tostas de centeio integral são melhores. Com farinha de centeio integral, e, por vezes, misturada com farinha de centeio, e sal, podem incorporar sementes de sésamo, são as melhores do ponto de vista nutricional. Outro ponto que joga a favor é a ausência de aditivos e de ingredientes ultraprocessados.

O único ponto a melhorar nas tostas de centeio é o teor de sal, que quase sempre ultrapassa 1%, ainda aceitável. Ainda assim, não excedem os 1,35 por cento. Por sua vez, o teor em fibra é excelente (17,5%, em média). A quantidade de açúcares variou entre 1% e 3%, valores claramente abaixo das tostas de trigo convencionais e integrais.

Tostas de trigo com mais sal e açúcar

As tostas de trigo são maioritariamente feitas com farinha de trigo ou de trigo integral, mas incluem ingredientes, como óleo de girassol (por vezes, de colza ou palma), soro de leite ou leite em pó, glúten, malte de cevada ou de trigo, açúcares, sementes, leveduras, sal e aditivos. Algumas tostas juntam poucos ingredientes, outras aglutinam uma dúzia. 

Ambas as versões (tostas tradicionais e integrais) apresentam, por vezes, valores elevados de sal: mais de 1% até cerca de 2 por cento. Mais concretamente: 2,1% nas tostas de trigo e 1,8% na versão integral. A quantidade de açúcares pode ir até aos 7%, no caso das tostas integrais, ou até 9,7%, nas tostas convencionais. Já o teor em fibra foi quase sempre muito bom nas integrais, mas mais baixo nas tostas de trigo normal.  

O potencial energético das tostas de trigo e das versões integrais é praticamente igual: 396 kcal e 395 kcal, respetivamente, em média, por 100 gramas. Ao contrário do que se poderia pensar, os produtos integrais não são menos calóricos do que os convencionais.

Maioria das tostas de trigo com aditivos

De acordo com a classificação atribuída no simulador de aditivos, seis tostas de trigo contêm emulsionantes pouco recomendáveis, como E 472 e, E 472 f e E 481. Sete versões integrais incluem alguns destes aditivos e ainda o E 471. Tendo em conta alguns estudos que identificaram alguns efeitos adversos destes emulsionantes, não se recomenda, tanto quanto possível, o seu consumo.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar