Notícias

Refrigerantes com aditivos e edulcorantes

Com resquícios de fruta, mas com abundância de aditivos e aromas, os 28 refrigerantes testados só têm lugar em ocasiões raras. O açúcar até pode ser reduzido, mas graças ao uso pouco desejável de edulcorantes.

Especialista:
Editor:
19 março 2024
Duas embalagens de refrigerantes com sumo cor-de-laranja, tampas verdes e fundo azul

iStock

Bem apresentados na forma, mas, no conteúdo, plenos de antioxidantes, acidificantes, reguladores de acidez e edulcorantes. A DECO PROteste comprou 28 refrigerantes de sumo de morango, laranja, pêssego, manga, maracujá, limão, multifrutos e tropical. As conclusões do estudo não deixam margem para dúvidas: os refrigerantes não se compatibilizam com uma dieta saudável. Além de todos estarem repletos de aromas e aditivos alimentares – como corantes, estabilizadores e conservantes –, a quantidade de fruta, proveniente de concentrados ou de purés e polmes, é, no máximo, de 20 por cento. E se os teores de açúcares não são muito expressivos, isso deve-se, parcialmente, à inclusão de edulcorantes, como a sucralose e o acessulfame K, ambos aditivos pouco recomendáveis.

Comparar refrigerantes

O rótulo é a base informativa da análise, cruzada com o algoritmo do Nutri-Score, além do tamanho e do valor nutricional de cada porção, da lista de ingredientes, dos aditivos e do grau de transformação do produto (ou seja, do número de ingredientes ultraprocessados). Ponderados estes parâmetros, é delineada a qualidade global. 

Edulcorantes pouco recomendáveis substituem açúcar

Doze refrigerantes incluem sucralose e acessulfame K, edulcorantes que, de acordo com a calculadora de aditivos, pouco têm de recomendável. Alguns contêm corantes e estabilizadores, e todos adicionam aromas e são obtidos a partir de concentrados. Contudo, os restantes produtos testados são uma fonte calórica, graças aos açúcares. Por 100 mililitros, contêm só 27 quilocalorias. Porém, ao beber 330 mililitros, alcançam-se quase 90 quilocalorias.

Os teores de açúcares são, em média, de 6,4 gramas por 100 mililitros, o que não é exagerado. Mas há produtos a atingir 14 gramas. O que leva a que a quantidade de açúcares ingerida seja, por vezes, elevada: 46 gramas numa embalagem de 330 mililitros.

Um refrigerante não tem relevância nutritiva. Entre os 28 produtos estudados, apenas num par da marca Simply Fruit – um de laranja e outro de morango – se consegue entrever alguma importância alimentícia. Nos restantes, o interesse é quase nulo, em especial nos refrigerantes com mais aditivos e ingredientes ultraprocessados.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar