Dieta do grupo sanguíneo
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
A dieta do grupo sanguíneo (ou do Dr. D‘Adamo) recomenda que a alimentação seja definida em função do grupo sanguíneo da pessoa: A, B, AB ou O.
Segundo esta dieta, o nosso grupo sanguíneo determinaria o tipo de alimentação que deveríamos seguir, uma vez que representaria o nosso legado de uma das quatro populações ancestrais surgidas em diferentes períodos da História.
Assim, o grupo O, surgido antes do aparecimento da agricultura, deveria evitar o trigo e a maioria dos cereais, privilegiando proteínas animais (carne, peixe), frutas e legumes. Os laticínios são desaconselhados aos grupos O, A e AB, ou seja, a cerca de 90% da população. As pessoas do grupo sanguíneo A deveriam seguir uma alimentação vegetariana, e só os indivíduos do grupo B poderiam beneficiar de uma alimentação variada.
Esta dieta supostamente permitiria melhorar a digestão, evitar intolerâncias e “otimizar” a saúde (melhor sono, mais energia, etc.).
Que alimentos posso consumir durante a dieta do grupo sanguíneo?
Alimentos a consumir
- Grupo O: proteínas animais (carnes, peixes), frutas, legumes, frutos secos.
- Grupo A: frutas, legumes e cereais.
- Grupo B: alimentação variada e equilibrada.
- Grupo AB: peixe, frutas, legumes, cereais.
Alimentos a limitar
- Grupo O: cereais e leguminosas, laticínios.
- Grupo A: proteínas animais, laticínios.
- Grupo B: leguminosas.
- Grupo AB: carne vermelha, laticínios.
Quais são os efeitos na saúde?
Não existe nenhum estudo que demonstre uma ligação benéfica para a saúde entre alimentação e grupo sanguíneo. Além de muito desequilibrada, se for seguida durante bastante tempo, pode causar carência de nutrientes. O melhor é esquecê-la.
É fácil de seguir?
Não. Exceto, claro, se tiver o grupo sanguíneo B, cujo regime é mais diversificado.
É eficaz a longo prazo?
A perda de peso não é o objetivo principal desta dieta. No entanto, ao tender para uma alimentação com mais produtos de origem vegetal, saudável e equilibrada, é possível perder peso de forma duradoura.
É adequada para todos?
Não. A dieta segundo o grupo sanguíneo não é apropriada para grávidas ou mulheres a amamentar, crianças, pessoas idosas ou pessoas que sofram de perturbações do comportamento alimentar.
Quem tem problemas cardíacos, renais ou hepáticos deve consultar o médico antes de iniciar qualquer dieta.
Há um custo adicional?
Não há custos adicionais.
Em resumo
Vantagens
- Nenhuma vantagem associada a esta dieta.
Desvantagens
- A argumentação é totalmente irracional.
- Impor condutas alimentares tão aberrantes, como eliminar os hidratos de carbono complexos provenientes dos cereais para 46 % da população, incentiva desequilíbrios nutricionais graves.
- Para "tranquilizar" os seguidores desta dieta, muitos sites propõem uma panóplia de suplementos alimentares desenvolvidos de acordo com os grupos sanguíneos — um mercado bastante lucrativo.