Dissociada
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
Algumas dietas permitem comer de tudo, mas proíbem misturar certos tipos de alimentos no mesmo prato. A mais conhecida é a de Montignac.
Os defensores da dieta dissociada afirmam que, se espaçar o tempo entre uma refeição com proteínas e outra com hidratos de carbono, consegue perder um quilo por semana. As gorduras, as ervas aromáticas e os vegetais pertencem a um grupo neutro, pelo que podem ser combinados com os outros alimentos.
Que alimentos posso consumir?
Depende do tipo de dieta dissociada, como por exemplo, Dieta Dissociada quotidiana ou dieta Shelton e Dieta de Montignac.
Quais são os efeitos na saúde?
O nosso organismo precisa em simultâneo dos macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono) e dos micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A dieta baseia-se na falsa teoria de que os alimentos engordam quando se realizam determinadas combinações, por exemplo, gorduras e hidratos de carbono (é o caso das batatas fritas) ou proteína e hidratos de carbono (como o queijo e o pão), independentemente do aporte calórico.
É fácil de seguir?
Não, uma vez que obriga a conhecer a lista de produtos “permitidos”. Também não é fácil combiná-la com uma vida social normal.
É eficaz a longo prazo?
A eficácia desta dieta é discutível. A teoria da dissociação de nutrientes ou alimentos numa refeição não significa um reajuste na ingestão calórica ou uma mudança nos hábitos alimentares. Portanto, uma vez terminada a dieta, é possível que o peso perdido seja recuperado devido ao efeito ioiô.
É adequada para todos?
Não. É desaconselhada para crianças, adolescentes, idosos, grávidas ou mulheres que desejam engravidar e mulheres a amamentar. Também é contraindicada para pessoas com diabetes, problemas cardíacos, renais ou hepáticos e pessoas suscetíveis de sofrer (ou que sofram) de distúrbios alimentares.
Há um custo adicional?
Não, não é necessário comprar alimentos ou produtos especiais para seguir esta dieta.
Em resumo
Vantagens
- Perda de peso pelo facto de se comer menos.
Desvantagens
- Sem fundamento científico.
- Devido às combinações permitidas, a dieta torna-se monótona e pouco atrativa.
- Não promove a reeducação de hábitos alimentares.