Bacalhau com natas congelado: teste deteta outras espécies de peixe em 2 marcas
As refeições congeladas de bacalhau com natas testadas são nutricionalmente aceitáveis e saborosas, embora pudessem ter menos sal. E nem sempre o peixe usado é apenas bacalhau.

Alguns minutos bastam para a refeição estar no prato, pronta a ser devorada. E a baixo preço, em muitos casos. O clássico bacalhau com natas da culinária portuguesa, na versão ultracongelada, em doses individuais, tem qualidade e agradou ao paladar dos provadores que participaram na análise da DECO PROteste. Mas os resultados das 12 marcas não foram exemplares do ponto de vista da conservação e da higiene. E será que esta refeição tem só bacalhau? Na maioria dos casos, sim. Exceto duas marcas, que incluem outras espécies.
Resultados do teste a bacalhau com natas
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
Bacalhau com natas com interesse nutricional aceitável
A maioria destas refeições obtém a letra C, uma nota média, segundo o algoritmo Nutri-score. Com base nesta ferramenta e na informação dos rótulos, avaliou-se o aspeto nutricional. O valor energético deste bacalhau com natas é comedido: cerca de 500 kcal por cada dose de 350 gramas, o que se enquadra numa refeição principal. A quantidade de açúcares e de ácidos gordos saturados é genericamente baixa e o teor em sal é aceitável: entre 0,5 e 1 por cento. De qualquer modo, é possível baixar mais a quantidade de sal destes preparados. Já a percentagem de fibra é diminuta. Recomenda-se, por isso, hortícolas e frutícolas para acompanhar.
O bacalhau é um peixe pouco calórico, com cerca de 80 kcal por cada 100 gramas, pouca gordura e alto teor proteico. Mas a forma como é confecionado e os ingredientes utilizados podem alterar o cenário. O arroz de bacalhau ou o bacalhau cozido com batatas só têm até 350 kcal por dose. Já no bacalhau com natas e no bacalhau espiritual as calorias sobem significativamente. No bacalhau à Brás, o potencial energético pode mesmo duplicar.
Porquê aquecer bem o bacalhau?
A produção alimentar enfrenta múltiplos desafios para assegurar a segurança dos alimentos. A DECO PROteste realizou várias análises microbiológicas, com resultados que nem sempre foram os melhores. Por exemplo, duas amostras continham Listeria monocytogenes, numa proporção de cerca de 100 unidades por grama, o limite aceitável. Trata-se de uma bactéria potencial causadora de infeções alimentares. Para que a Listeria monocytogenes seja destruída, o bacalhau com natas deve ser bem aquecido.
O bacalhau com natas só tem bacalhau?
A lista de ingredientes dos produtos é unânime: o peixe usado é o bacalhau (gadus morhua e/ou gadus macrocephalus). Nenhum outro peixe é mencionado. Depois da identificação genética, que indica as espécies existentes, mas também a percentagem de ADN de cada espécie na totalidade do peixe encontrado, duas amostras acusaram outros peixes: arinca e escamudo-do-alasca (também conhecido por paloco-do-pacífico). São espécies muito parecidas, mas não são bacalhau. Num dos produtos detetou-se 2% do ADN de espécies estranhas e, no outro, o valor ascendeu a 8 por cento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .