Polvo ultracongelado com muita água
O aumento artificial do peso do polvo ultracongelado, através da adição de água, continua a ser frequente, o que levanta preocupações de transparência e de proteção dos consumidores, alerta a DECO PROteste. Teste a 15 marcas revela produtos com relação entre qualidade e preço bastante questionável.

Uma das maiores frustrações de um cozinheiro é ver um alimento congelado, depois de cozido, encolher e ficar reduzido a menos de metade do tamanho original. Tal diminuição de volume e peso continua a ser frequente em algum do pescado em Portugal, como revela o teste a 15 marcas de polvo.
Dez anos depois da primeira análise realizada pela DECO PROteste, nada mudou. Nem nas práticas dos produtores, nem na legislação que deveria proteger o consumidor em relação a uma prática potencialmente enganosa, que nem sempre vem claramente indicada nas embalagens. Esteja atento ao preço: no caso do polvo congelado, há diferenças substanciais entre produtos, sem correspondência com a qualidade.
O que provoca tamanha redução do volume e peso do polvo após a cozedura? A resposta reside, em parte, na água adicionada.
Polvo ultracongelado com água de vidragem q.b.
Algum pescado, congelado e ultracongelado, passa pelo processo de vidragem, através do qual lhe é aplicada água, por imersão ou por pulverização, o que forma uma camada de gelo na superfície. Esta camada pode ser benéfica, porque:
- protege o pescado de eventuais impactos;
- evita a sua desidratação;
- e prolonga o tempo de conservação.
Em excesso, porém, a água de vidragem pode alterar o aspeto dos alimentos e mascarar defeitos. Até aqui, nada a apontar. Nenhum dos produtos testados pela DECO PROteste revelou estar muito vidrado.
Quase todo o polvo com demasiada humidade
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
Polvo nutritivo, fresco e bem cuidado
Com apenas 115 calorias por 100 gramas, o equivalente a um braço grande, o polvo é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico e de ácidos gordos do tipo ómega-3, vitaminas B12 e E e em minerais como fósforo, potássio e zinco. E importa que o polvo esteja sempre fresco, o que vem ao encontro dos resultados do teste. Além disso, as análises mostram um desempenho excelente em termos de conservação e higiene.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .