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Voos: reembolso pela bagagem de mão

A Euroconsumers, que reúne as organizações de consumidores de Portugal, Itália, Bélgica, Espanha e Brasil, e de que a DECO PROteste faz parte, vai exigir o reembolso das taxas adicionais cobradas pelo transporte da bagagem de mão aos passageiros.

Reclamações recentes

H. F.
Hoje

Vinted não cumpre a lei

Sou residente na região autónoma da Madeira e utilizador registado na plataforma Vinted enquanto consumidor português verifiquei que: A plataforma Vinted não permite que eu compre ou venda artigos a utilizadores de outros países ainda que estes mesmos artigos estejam disponíveis para utilizadores de Portugal continental. A plataforma Vinted não permite que eu compra ou venda artigos para utilizadores de outros países , situação que não se verifica para utilizadores residentes em Portugal continental. Desta forma estou a ser descriminado a outros consumidores portugueses, já que não tenho acesso às mesmas condições de compra e venda. Fundamentação legal a prática descrita configura a meu entender uma violação da lei n°7/2022 de 10 de janeiro, que estabeleceu a proibição de práticas de bloqueio geográfico e de descriminação nas vendas eletrónicas para consumidores residentes nas regiões autónomas. A lei é clara ao afirmar que comerciantes que operem em território nacional não podem restringir ou bloquear o acesso às suas plataformas ou aplicar condições diferentes em função da morada dentro de Portugal, exceto no que respeita a custos adicionais de envio. Solicito a atividade reguladora competente: Avalie se a Vinted está a cumprir a lei n°7/2022 relativamente aos consumidores das regiões autónomas Determine que a Vinted assegure o mesmo acesso e condições de utilização aos consumidores das regiões autónomas da madeira e Açores, permitindo transações internacionais tal como permitem aos residentes e utilizadores de Portugal continental. Informe-me sobre o resultado desta minha reclamação e eventuais medidas a adotar pela empresa. É simplesmente inaceitável e inacreditável este tipo de comportamento por parte desta e de muitas empresas que já duram a muitos anos e ninguém faz nada para defender nós os "portugueses

Em curso
M. R.
Hoje

Cancelamento serviço TV e Internet

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar a presente reclamação relativamente ao contrato de serviços de TV e Internet associado à minha morada, cujo titular é um familiar direto e cuja fatura é emitida para a sua respetiva morada. Informo que o serviço em questão encontra-se efetivamente instalado e utilizado na minha morada, onde mantenho um contrato de arrendamento ao meu nome. Este contrato de arrendamento não será renovado, pelo que, nos termos legais aplicáveis, tenho direito a rescindir o contrato de serviços de TV e Internet sem qualquer penalização por cessação do serviço devido à perda da morada de prestação. A Vodafone, contudo, tem alegado que o pagamento permanece devido pelo facto do contrato estar formalmente ao nome do meu familiar. Importa esclarecer que o meu familiar figura apenas como titular do contrato para efeitos de faturação e como fiadora do meu contrato de casa, não sendo, de forma alguma, a utilizadora do serviço na morada onde este é prestado. Assim, a exigência de pagamento por parte da Vodafone carece de fundamento, uma vez que a cessação do serviço deve ocorrer por motivo legítimo de perda de morada do titular do serviço na morada onde o mesmo é efetivamente utilizado.

Em curso
M. L.
Hoje

Cancelamento de viagem

Reclamação e pedido de indemnização por cancelamento de voo No dia 09/09, os voos 3P3153 (ida) e 3P3154 (regresso) com destino a Punta Cana foram alterados sucessivamente e cancelados, obrigando a minha família a permanecer mais de um dia em situação de grande desconforto, stress e ansiedade, devido às constantes mudanças de horário comunicadas de hora a hora. Entre os passageiros estavam: Uma pessoa com diagnóstico oncológico e deficiência de 91%, para quem esta viagem era um sonho; Uma criança, que ficou sem férias; Dois trabalhadores independentes, que perderam dois dias de rendimento laboral por não poderem exercer a sua atividade. Além do impacto emocional, fomos sujeitos a maltrato psicológico, sem assistência adequada. Tivemos de suportar despesas com uma noite de hotel em Lisboa, porque residimos a mais de 200 km de distancia e a confirmação final do cancelamento só foi comunicada após as 20h. Tanto a pessoa com deficiência como a criança não estavam em condições de regressar a casa nessa noite. Temos provas documentais, fotos e vídeos que comprovam os prejuízos e maus-tratos sofridos. Com base no Regulamento (CE) 261/2004, solicitamos: Indemnização pelo cancelamento e incumprimento dos deveres de assistência; Reembolso das despesas adicionais comprovadas (hotel, alimentação, transporte); Compensação por danos morais e psicológicos, considerando passageiros vulneráveis; Reconhecimento da perda de rendimentos dos trabalhadores independentes. Caso não haja resposta satisfatória no prazo legal, avançaremos com queixa junto da ANAC, Centro Europeu do Consumidor e ações judiciais, se necessário.

Em curso
S. S.
Hoje
Smooth Saturday LDa

Artigo não corresponde ao pretendido

Exmos. Senhores, No dia 30/07/2025, efetuei a compra de umas sapatilhas Adidas Superstar 38 através do site Ginova Sapatarias, no valor de 79,31€, tendo o pagamento sido realizado de imediato. Após a compra, recebi apenas um e-mail a informar que o produto seria expedido pela empresa parceira Smooth Saturday. Contudo, até à presente data: • Nunca me foi disponibilizada a fatura-recibo, apesar de já a ter solicitado; • Criei uma conta de cliente no site GINOVA para ter acesso ao desenvolvimento do estado da encomenda, mas nunca consegui aceder à mesma; •Não me foi facultado qualquer link ou número de tracking para acompanhar a encomenda. No referido e-mail inicial constava que a entrega estava prevista para o dia 26/08/2025. No entanto, fui entretanto informado pela Smooth Saturday de que a entrega não será realizada nessa data. Dada a situação, e face ao incumprimento do prazo de entrega acordado, venho por este meio cancelar a encomenda ,a devolução do artigo recebido hoje 11/09/2025 e exigir o reembolso integral do valor pago (79,31 €), sem prejuízo do direito a indemnização por eventuais danos causados. Solicito que o reembolso seja processado no prazo máximo de 8 dias úteis. Cumprimentos, Sara Silva

Em curso
S. S.
Hoje
Dpd

Encomenda não recebida

No dia 11.09.2025 foi me enviado um SMS com um código para dar ao motorista da Dpd na entrega da encomenda resumindo passou-se o dia todo tive todo o dia em casa ninguém ligou ninguém tocou á campainha e não me foi entregue nada e tenho provas que não esteve lá ninguém pois tenho câmaras de filmar no meu portão mas o motorista deu como entregue e houve falsificação da minha assinatura pois se me foi dado um código só com esse código a encomenda poderia ser entregue agora quero que esse senhor me diga a quem entregou a encomenda e quem é que assinou por mim pois falsificou as assinaturas e isso pode dar muitos problemas para ele pois se tiver que ir para tribunal irei não tenho qualquer problema. Afinal estamos a falar de roubo junto com falsificação de assinatura! A encomenda é 09668621124299R. Só quero que o motorista me venha entregar a encomenda em mão e com o código que eu recebi e a DPD tem que ver quem é que mete a funcionário da empresa pois infelizmente há muita gente que tem as mãos leves!

Em curso