Alertas

Antena digital milagrosa: uma fraude com vários nomes

Na internet, é anunciada como uma antena que permite aceder a centenas de canais de forma gratuita. “Antena Digital”, “TV Fox” ou “TV Surf” são os vários nomes de uma publicidade enganosa.

24 novembro 2017
antena

Thinkstock

A publicidade à antena aparece em diferentes sites e nas redes sociais com nomes distintos e descrições parecidas. As várias descrições indicam que é uma antena digital que permite ver gratuitamente a maioria dos canais que tem no seu pacote de TV por subscrição. Testámos a antena e verificámos que se trata de uma fraude, com publicidade enganosa cheia de imprecisões.

 
Please fill the source and the alt text 
   Please fill the source and the alt text 
Duas páginas que referem antenas com designações e textos diferentes, mas que usam o mesmo template de base e referem-se ao mesmo produto. Pode ver-se também um destaque falso numa publicação “pc tech”, onde apenas é alterado o nome da antena.

 Uma antena TDT frágil e vulgar

Na amostra que nos chegou, a caixa trazia uma antena para a receção da TDT vulgar, com uma qualidade de construção abaixo da média (frágil, com cabo de reduzida secção) e um manual de instruções mínimo, apenas em inglês e alemão. A antena é bastante leve, mas igualmente frágil. Vem com um adesivo que permite a sua fixação na traseira do televisor ou na parede (um local mais alto é preferível para melhorar as condições de receção).

 
Verificámos que se trata de uma antena TDT vulgar, não amplificada, que mostrou um desempenho regular. Como seria de esperar, a antena permite apenas a receção dos 7 canais de acesso livre TDT, que podem ser acedidos por qualquer outra antena.

Para que tenha acesso aos canais TDT, terá ainda de estar numa zona de cobertura anunciada TDT. E nem assim a cobertura “interior” está garantida. Mesmo tendo cobertura dentro de casa, o seu televisor tem de ter um sintonizador DVB-T MPEG4, ou seja, tem de estar preparado para a TDT nacional (é o caso da grande maioria dos televisores lançados após 2010).

Publicidade enganosa em 5 pontos

Nas várias descrições da antena e nas respostas aos comentários de potenciais clientes nas redes sociais, há muitas imprecisões, contradições e mentiras.

Please fill the source and the alt text 
 
Please fill the source and the alt text 
Duas páginas diferentes, com o mesmo template de base, com supostos comentários de consumidores que terão comprado a antena e estão satisfeitos. Vendo de forma mais atenta, percebe-se que os comentários são quase os mesmos e as caras dos utilizadores também, mas com nomes diferentes.  

A antena apenas apanha 7 canais

A promessa de aceder à maior parte dos canais presentes nos operadores de TV por subscrição é falsa. Na prática, se houver bom sinal TDT, só é possível aceder aos atuais 7 canais de acesso livre TDT (RTP1, RTP2, SIC, TVI, Canal Parlamento, RTP3 e RTP Memória).

Alcance e canais Ultra-HD

Na caixa do aparelho, as referências ao alcance do sinal, canais HD e design também faltam à verdade. Os 7 canais da TDT em Portugal estão em resolução standard (sem acesso a HD e muito menos 4K) e a referência ao alcance não tem qualquer cabimento, uma vez que depende da potência do centro emissor e do relevo do terreno.

Leis inventadas

Numa das páginas que publicitava a antena encontrámos referências a leis “inventadas”, sem fundamento. Na página era referido que os operadores de cabo são obrigados, por lei, a emitir de forma gratuita os canais que integram nos seus pacotes comerciais. Mas não existe nenhuma lei que os obrigue a fazê-lo.

Condições meteorológicas afetam a propagação de sinal

Nas descrições é referido que a tecnologia avançada da antena impede que a receção do sinal seja afetada pelas condições meteorológicas. Mas as condições meteorológicas podem sempre afetar a propagação e inerentes condições de receção do sinal TDT e, caso isso suceda, não é esta, nem nenhuma antena que o pode evitar.

Promessa de preço reduzido, sem subscrições e custos mensais

A antena é anunciada por menos de € 39 (em promoção), sem subscrições ou custos mensais. Ninguém compra uma antena TDT num regime de subscrição e, além disso, é possível encontrar no mercado antenas TDT sem amplificação (tal como a analisada) entre € 10 e 15 euros. Assim, esta é cara para o que oferece.

Não aconselhamos a compra desta antena

Estamos perante um caso de tentativa de burla, onde são usadas inúmeras imprecisões, mentiras deliberadas e conteúdos manipulados para tentar aliciar os consumidores a adquirir o produto. Não aconselhamos nenhum consumidor a adquirir esta antena.

Trata-se de uma vulgar antena DVB-T (TDT), de pouca qualidade e que não vale o montante pedido. Pode adquirir uma antena TDT semelhante, por um preço inferior, numa loja da especialidade ou nas grandes superfícies. A maioria das páginas que consultámos com informação do produto recorria a uma prática de publicidade enganosa, por isso, vamos denunciar este caso às autoridades competentes.


Imprimir Enviar por e-mail