Dicas

Drones: como utilizar com segurança

Usar um drone obriga a cumprir regras. Desrespeitá-las constitui contraordenação grave ou muito grave e dá direito a coimas entre 250 e 4 mil euros.

11 janeiro 2019
Registo dos drones deve ser obrigatório

iStock

Os drones só podem ser manobrados de dia, até uma altura máxima de 120 metros e sempre à vista. Os 120 metros de altura devem garantir uma distância de 30 metros para os aviões tripulados que, fora das fases de descolagem e aterragem, não podem voar abaixo dos 500 pés - 150 metros.

Também não podem voar junto a aeroportos e em corredores de aproximação às pistas, salvo com autorização do operador de aeródromo. Consulte as áreas proibidas no site www.voanaboa.pt, da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Nas imediações dos aeroportos, os drones não podem ultrapassar o obstáculo mais alto, num raio de 75 metros. Se não forem além do edifício mais alto, à partida, estará assegurada a separação face à aviação geral e comercial.

O regulamento proíbe voos de drones ao ar livre por cima de mais de 12 pessoas ou em zonas de sinistro em que estejam a decorrer operações de socorro. Para operar drones com mais de 25 kg ou à noite, é preciso permissão da Autoridade Nacional de Aviação Civil. 

desrespeito das regras constitui contraordenação grave ou muito grave e está sujeito a coimas entre 250 e 4 mil euros.

Os drones brinquedo com massa máxima operacional inferior a 250 gr não podem voar acima de 30 metros, segundo o Regulamento 1093/2016.

Para escolher um aparelho, consulte o nosso teste, porque entre o laboratório e a prova prática descobrimos verdadeiros ases pelos ares e aparelhos pouco recomendáveis.

Ver teste a drones

Funcionalidades interessantes

A popularização deste gadget levanta questões sobre a integridade física de pessoas e bens. Os fabricantes desenvolveram funcionalidades que reduzem o risco de acidentes.  

Exemplo disso é a função return-to-home (RTH), presente em todos os modelos com GPS. Pode ser ativada, por exemplo, quando se perde a ligação entre o drone e o comando ou quando o piloto não sabe onde está o aparelho. A RTH permite que o drone retorne automaticamente à posição inicial. Mas há que ter cuidado com o regresso, pois muitos aparelhos não se desviam sozinhos de eventuais obstáculos. Mais, para funcionar corretamente, antes de iniciar o voo, o drone precisa de tempo para adquirir o sinal de múltiplos satélites. A RTH também é útil quando a bateria está a terminar. Evita que o drone caia abruptamente e provoque danos em terceiros e no aparelho.

geo fencing é uma função que limita o perímetro de segurança onde os drones podem voar. É ativada por software, através da aplicação no smartphone.

Alguns modelos vêm já de fábrica com uma base de dados em memória que os impede de voar em locais específicos. Essa base de dados pode ser atualizada durante a atualização do firmware do equipamento. Com esta funcionalidade, o drone não levanta voo nas no-flying zones, se estiver a uma distância inferior à estabelecida numa zona de influência de um aeroporto, por exemplo. Se a distância for superior a esse limiar mas inferior a outro predefinido, o drone pode ser operado, mas a altitude fica limitada. Este limite vai sendo reduzido à medida que aumenta a distância ao aeroporto, até deixar de haver restrições.

A distância-limite é fixada em função do tipo de aeroporto. Lisboa é um caso peculiar. O aeroporto é muito próximo do centro da cidade. Praticamente toda a cidade sofre de uma limitação de altitude. Na zona evolvente ao aeroporto, devido aos corredores aéreos, não é possível voar os drones que têm esta tecnologia.

Com a moda das selfies, os drones permitem capturar imagens segundo novas perspetivas. Uma novidade é a tecnologia follow mese o drone tiver GPS, este reconhece o sinal do smartphone do utilizador ou do próprio comando, para determinar a posição exata, e segue-o. Apesar de ser interessante, esta funcionalidade envolve riscos, porque alguns drones não conseguem detetar obstáculos, o que aumenta a probabilidade de colidir com um objeto. Por isso, os fabricantes começam a investir em formas de identificar e evitar obstáculos, com recurso a sensores, como radares, laseres ou sensores óticos.

Dicas para pilotar

Pilotar um drone pela primeira vez envolve uma boa dose de stress. Este será maior quanto mais cara, pesada e volumosa for a aeronave. Preparámos dicas que ajudam a controlar os nervos.

  • Verificar o aparelho, o comando e os acessórios para se familiarizar. Carregue a bateria e o comando. Os melhores drones à venda para os amadores não superam os 30 minutos de autonomia em voo.
  • Leia o manual de fio a pavio antes de descolar. É crucial conhecer as funções de segurança e emergência. Procure ajuda no portal do fabricante e veja tutoriais em vídeo online.
  • Escolha um local amplo, de preferência com uma superfície macia (relva, terra, etc.). Analise os riscos para pessoas, animais e bens materiais. Verifique se não põe em causa a privacidade de qualquer cidadão.
  • Controle tudo antes do voo. Por exemplo, verifique se as hélices estão bem apertadas, se a câmara e o GPS estão ligados e se a bateria está carregada. Ligue o comando, antes de ligar o drone.
  • É essencial manter o firmware do equipamento atualizado para garantir a segurança do voo. A app da marca do drone é a sua melhor amiga para visualizar o vídeo em tempo real e as informações de voo.
  • Antes de experimentar, defina um plano do voo com manobras simples e repetitivas. Se o drone tiver GPS, aguarde até reconhecer um número suficiente de satélites, para tornar o voo estável e ativar a função de regresso automático à base (RTH). Depois da aventura, verifique se os vídeos não comprometem a privacidade. Na hora de publicar nas redes sociais, não arrisque.

 

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