Consolas: as preferidas e a experiência de quase dois mil jogadores
Apesar de satisfeitos, um terço dos utilizadores consideram que as consolas têm algum ou um grande impacto negativo no sono e no descanso.

Se pondera comprar uma consola de jogos e não sabe qual escolher, fique a conhecer a opinião de quem usa estes equipamentos nos tempos livres. Mas, se o pedido de determinado produto vem diretamente de uma criança ou jovem, o melhor é respeitar, sob pena de alguém ficar muito desapontado.
O inquérito para obter os dados deste artigo foi realizado em janeiro e fevereiro de 2023, a utilizadores de consolas de jogos. Foi feito em simultâneo em mais três países, além de Portugal: Bélgica, Espanha e Itália. No total dos quatro países, obtiveram-se 1840 respostas, sendo que 453 foram de Portugal. Para aspetos que poderiam ser mais específicos de cada país, como o modelo mais vendido ou o tempo de utilização, as respostas foram analisadas em separado. Já os dados sobre as razões que levam à compra, a satisfação ou a fiabilidade dos aparelhos foram tratados em conjunto nos quatro países.
PlayStation: a consola preferida
Segundo os inquiridos, 18 anos foi a idade média para obter a primeira consola. Contudo, os mais novos (entre 18 e 34 anos) receberam-na, em média, aos 14 anos.
A PlayStation foi a mais referida em Portugal. Dos vários modelos, o 4 Pro (33%) e o 5 Standard (27%) foram os mais mencionados, com o 5 Digital Edition a ser apontado por apenas 10 por cento. Das Nintendo Switch, a V2 foi a indicada por mais jogadores (14%), seguindo-se a Lite (7%) e, por fim, o modelo OLED (2 por cento). Entre as Xbox, a One S e a Series X foram referidas por 3% dos utilizadores, cada uma, e a Series S por apenas 2 por cento. A maioria das consolas (64%) foi comprada nova em 2021, ou mais tarde, e os proprietários contam conseguir divertir-se com o equipamento durante quatro ou cinco anos.
Quase metade dos jogadores (46%) subscreve um plano online que permite aceder a vários jogos gratuitamente.
Jogam uma média de oito horas por semana
Na grande maioria das situações, a pessoa que respondeu ao questionário é quem mais usa a consola: nove em cada 10 inquiridos. Contudo, quase metade partilha a utilização daquela com crianças ou outros adultos do lar. Quanto ao tempo em frente ao ecrã, em média, é de oito horas semanais.
Os jogadores podem usar as consolas sozinhos ou com outras pessoas e podem fazê-lo ligados ou não à internet. A maioria (62%) prefere jogar com alguém, sobretudo online e com pessoas que conhece. Entre quem joga pela internet, 71% comunicam por voz, quando conhecem quem está do outro lado e, por vezes, também por texto, embora menos. Já quando não conhecem as pessoas com quem partilham jogadas, a comunicação escrita é mais usada do que a oral, apesar de quase metade dos inquiridos (46%) referir que prefere nem conversar com estranhos.
Conheça em detalhe os resultados para as consolas Playstation, Nintendo Switch e Xbox analisadas.
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .