Dicas

Como escolher um antivírus

Os antivírus protegem o computador enquanto navega na internet, usa o e-mail, mas também quando está offline e liga um dispositivo externo à porta USB, como a pen-disk, por exemplo. Saiba como escolher o melhor antivírus.

Especialista:
Editor:
25 outubro 2025
Ilustração que simboliza a proteção do antivírus através do ícone de um cadeado face a ameaças informáticas, representadas por linhas de várias cores

iStock

Os vírus são programas maliciosos cujo objetivo é causar danos num computador, ao ponto de poderem deixá-lo sem funcionar, apagar ficheiros do disco rígido, espiar ligações ou intercetar palavras-passe. O antivírus é um programa capaz de detetar e eliminar os vírus e evitar problemas de maior.

A maioria dos ataques informáticos dirige-se a computadores com o Windows, que é de longe o sistema operativo que mais utilizadores tem. Não quer dizer, no entanto, que os utilizadores de Mac estejam livres de serem vítimas de vírus, mas o risco é muito menor. Sem dúvida que um antivírus é fundamental num computador, mas fica por vezes a incerteza sobre qual escolher.

Antivírus gratuitos ou pagos?

versões gratuitas dos principais antivírus. Se desconfia da oferta, não há motivo. As empresas que desenvolvem estes programas gratuitos têm interesse em que sejam instalados num vasto número de computadores para terem grandes bases de dados atualizadas. Com esse intuito, cedem aos particulares versões a custo zero, uma vez que o seu negócio assenta sobretudo nas versões pagas destinadas a empresas e profissionais.

Alguns dos extras dos programas pagos podem ser úteis, como o controlo parental, a VPN, que permite ligações de rede protegidas, ou os gestores de palavras-passe, mas são todos possíveis de encontrar em programas em separado e, por vezes, até sem encargos. Mas tudo fica mais cómodo se forem concentrados num único programa. Assim sendo, não é de estranhar que haja antivírus gratuitos com desempenho quase idêntico ao revelado pelas versões pagas de uma mesma marca. É o caso da Bitdefender, da Avast e da AVG.

Escolher um antivírus

Para escolher um bom antivírus, deve ter em atenção vários aspetos.

  • Adequação ao dispositivo. Tem um computador antigo, com pouca memória RAM, um processador lento ou pouco espaço de armazenamento? Um programa que consuma menos recursos é o ideal para o seu computador.
  • Facilidade de uso. Caso não seja um utilizador experiente e verifique que o antivírus instalado é eficaz e tem boa classificação nos testes, renove a subscrição e economize o processo de instalação em todos os seus dispositivos. Caso contrário, procure uma opção com boa classificação na facilidade de uso.
  • Proteção contra phishing. O phishing é uma forma de fraude cada vez mais utilizada para roubar dados pessoais e bancários. Nem todos os antivírus são eficazes ou têm proteção antiphishing, e os browsers não protegem totalmente contra este tipo de ataque.
  • Funções extra. Muitos fabricantes disponibilizam produtos mais completos, frequentemente designados por pacotes de segurança. Além do antivírus, incluem funções como firewall, antispam, controlo parental, VPN (para se conectar, de forma privada, a partir de qualquer lugar), gestor de palavras-passe, ferramentas de otimização do computador, entre outras.

Onde comprar e quanto custa

Já decidiu qual é o software que deseja instalar? No site oficial dos fabricantes, encontra versões gratuitas do antivírus com nome muito semelhante ao dos produtos pagos, que facilmente ultrapassam os 50 euros. O que justifica estes preços? A ausência de publicidade e a oferta de funções extra.

No geral, os preços são para uma licença de um ano inteiro. Ou seja, terá de pagar novamente ao fabricante se quiser continuar protegido após 365 dias, que pode incluir um ou mais dispositivos.

Alguns fabricantes oferecem descontos, se contratar licenças por mais de um ano, mas a DECO PROteste não o recomenda, por mais tentador que seja. O desempenho dos produtos muda muito de um ano para o outro. Pela mesma razão, é do seu interesse desativar a renovação automática da licença.

Antes de instalar o novo antivírus, deve remover o antigo, seguindo as instruções do fabricante. A coexistência de dois produtos pode originar conflitos.

Se deseja desinstalar um antivírus de um computador com o sistema operativo Windows, clique em “Definições”, no menu do botão “Iniciar”. Entre em “Aplicações” e procure o antivírus na lista de “aplicações e funcionalidades”. Selecione a linha referente ao antivírus e clique no botão “Desinstalar”. Confirme, depois, que o programa antivírus do Windows ficou ativo, em Definições > Privacidade e Segurança > Segurança do Windows. Em alternativa, instale outro antivírus.

Segurança na internet

Não há uma fórmula mágica para se proteger de ataques na internet, nem há software 100% seguro. Mas algumas ações podem aumentar o nível de proteção:

  • instalar um software eficaz e atualizado;
  • garantir que o sistema operativo inclui as mais recentes atualizações de segurança;
  • fazer uma cópia de segurança (backup) dos seus dados.

Também deve desconfiar de e-mails com origem desconhecida. Se não lhe forem dirigidos ou desconhecer a entidade, é possível que seja fraude ou software malicioso. Ao clicar em links dessas mensagens, pode cair em esquemas de phishing e corre o risco de o computador ser infetado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar