Antivírus: qual a melhor versão gratuita?
Há programas gratuitos eficazes e que protegem o computador da grande maioria das ameaças. A DECO PROteste analisou os principais antivírus gratuitos e indica quais escolher.

Chegam a computadores e telemóveis as mais variadas ameaças, devido a links inseridos em mensagens de texto ou e‑mails, ou a downloads que aparentam ser legítimos. A verdade é que muitos ataques informáticos passam despercebidos aos utilizadores.
A solução passa pela utilização de um antivírus. Ao atuar em tempo real, monitoriza a atividade do sistema, para bloquear ficheiros ou ligações suspeitas, antes de causarem danos. Tal é de extrema importância, sobretudo para quem faz operações bancárias online, armazena dados sensíveis ou quer proteger as credenciais de acesso aos serviços online. Saiba como e qual escolher.
Como escolher um antivírus?
Há vários aspetos a considerar na escolha.
- Para proteger os dispositivos de forma eficiente tem de detetar malware e vírus, identificando tanto ameaças conhecidas como novas.
- Deve ainda proteger contra ransomware (roubo de dados para posterior pedido de resgate), para evitar o bloqueio de ficheiros ou pedidos de resgate. E defender de phishing, ao detetar e bloquear sites falsos que tentam roubar dados pessoais.
- O antivírus deve ter um baixo impacto no sistema operativo, consumindo poucos recursos, sem abrandar o computador durante as tarefas normais.
- Certas funcionalidades adicionais são uma mais‑valia, como firewall, proteção para navegação e compras online, gestão de palavras‑passe ou cópias de segurança automáticas.
- Há ainda que analisar as atualizações, se existe apoio técnico, a existência de publicidade e a política de privacidade.
Antivírus na versão gratuita ou paga?
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .