Seguro de saúde: qual o melhor?
Olá,
O nosso simulador ajuda-o a encontrar o melhor seguro para si. Veja a nossa recomendação para o seu perfil e comece já a poupar na despesa mensal.
Um seguro de saúde pode ser um bom complemento ao Serviço Nacional de Saúde, pois permite o acesso a cuidados de saúde privados. Dependendo do plano selecionado, garante o pagamento de despesas de internamento, consultas de especialidade, parto, estomatologia, próteses e até medicamentos. O simulador da DECO PROTESTE ajuda a escolher o seguro de saúde mais adequado para si e para a sua família.
Quais as diferenças entre um seguro e um plano de saúde?
Através de um plano de saúde, pode aceder a uma rede de hospitais, médicos ou clínicas de diagnóstico, com descontos entre 10% e 50% face ao preço-base. Sem exclusões ou períodos de carência, não tem limites de utilização ou de despesa, sendo o segurado que paga integralmente todos os cuidados de saúde. Contrariamente aos planos, nos seguros de saúde, é a seguradora que paga as despesas médicas até ao respetivo limite de capital.
Comparar as ofertas de seguros disponíveis no mercado
A DECO PROTESTE recolhe e analisa periodicamente todas as apólices de saúde disponíveis no mercado. Avalia-as de acordo com um conjunto de critérios qualitativos, como as coberturas que integram o plano e respetivos limites de capital, franquias, percentagens de comparticipação, períodos de carência, exclusões ou limites de idade. Adicionalmente, são recolhidos os tarifários de todas as seguradoras e comparados os prémios anuais de todos os produtos.
Os seguros de saúde são produtos complexos e de difícil comparação, pois são comercializados sob a forma de pacotes predefinidos de coberturas e respetivos capitais. As nossa Escolhas Acertadas, cuja subscrição recomendamos, correspondem às apólices que apresentam a melhor qualidade ao melhor preço.
Depois de selecionado o plano, os consumidores poderão avançar diretamente para o processo de subscrição na nossa plataforma. Após indicação dos dados relativos à apólice e ao tomador de seguro, são posteriormente contactados por um call center especializado para formalização do contrato.
Que coberturas subscrever?
A cobertura de internamento está presente em todas as apólices. Adicionalmente, é possível contratar as seguintes coberturas:
- Assistência ambulatória, que paga despesas com consultas de especialidade e a realização de tratamentos e exames de diagnóstico;
- Parto, que paga todas as despesa relacionadas com uma gravidez;
- Estomatologia, que garante as despesas relacionadas com medicina oral;
- Próteses e ortóteses, que garante as despesas de colocação e reparação de próteses ortopédicas, cadeiras de rodas ou óculos, por exemplo;
- Medicamentos, que comparticipa o custo dos medicamentos prescritos.
Quanto maior o número de coberturas que integra o plano e o respetivo limite de capital, mais caro será o seguro, pelo que é importante selecionar o pacote de coberturas adequado. As coberturas mais importantes e cuja contratação recomendamos são o internamento, a assistência ambulatória e, no caso de mulheres em idade fértil, o parto.
Regra geral, a cobertura de estomatologia tem limites de capital reduzidos e geralmente uma franquia anual, pelo que, se prevê realizar tratamentos dentários dispendiosos (como a colocação de implantes ou aparelhos), recomendamos a subscrição de um seguro específico.