Dicas

Como escolher uma máquina para cortar o cabelo

Há soluções para cuidar do penteado sem sair de casa. Saiba a que deve estar atento na escolha de uma máquina para cortar o cabelo. Alguns modelos também permitem fazer a barba e aparar pelos faciais e corporais. 

  • Dossiê técnico
  • Antonieta Duarte e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Filipa Nunes
27 janeiro 2021
  • Dossiê técnico
  • Antonieta Duarte e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Filipa Nunes
homem a cortar o cabelo com máquina

iStock

Máquinas há muitas e com preços que variam entre 20 e 90 euros, dependendo da marca, das funcionalidades, da quantidade de pentes e outros equipamentos. O investimento pode valer a pena. Se costuma cortar o cabelo uma vez por mês, poupa 120 euros, em média, por ano, ao fazê-lo em casa.

Equipamento útil

Verifique o que deve ter em atenção para acertar na compra da máquina para cortar cabelo.

Máquina com bateria ou ligada à corrente

Se preferir um modelo com bateria, para uma maior liberdade de movimentos, compare as autonomias declaradas e confirme se pode usá-lo ligado à corrente, no caso de a bateria se esgotar antes de finalizar o corte. Alguns fabricantes indicam o tempo de funcionamento com cargas rápidas. Este aspeto é sobretudo relevante para cortes mais complexos e demorados. Alguns modelos oferecem tempos aceitáveis de funcionamento com pequenas cargas enquanto outros precisam de mais tempo de carga para proporcionarem o mesmo tempo de utilização. 

Cabo, peso e acessórios mais importantes para tratar do cabelo

Verifique o comprimento do cabo de alimentação. Dependendo do local onde tenciona usar a máquina, assegure-se de que o comprimento é suficiente para não condicionar os movimentos durante a utilização, sem recorrer a extensões elétricas. 

Os pesos das máquinas variam bastante. À partida, os modelos mais leves serão mais fáceis de manusear. Mas há quem prefira máquinas mais pesadas. É, antes de tudo, uma questão de gosto pessoal.  

Avalie o número e tipo de acessórios disponibilizados com cada aparelho. À partida, um maior número de equipamentos poderá encarecer a máquina. Alguns modelos similares apresentam diferenças de preço em parte devido à quantidade de pentes e acessórios. Verifique, por exemplo, se os pentes de corte permitem os comprimentos de cabelo pretendidos. Na descrição da máquina, geralmente, essa informação vem referida (entre x e y milímetros). Nas primeiras utilizações, é preferível optar por pentes mais “altos” (com menor altura de corte) e ajustar de seguida até acertar no tamanho pretendido. Algumas máquinas vêm com uma bolsa de transporte, que poderá ser prática se costuma viajar com regularidade.

Para cortar o cabelo e também depilar

Há modelos que permitem, além de aparar e cortar o cabelo, fazer e aparar a barba, pelos faciais e até pelos corporais (body grooming). Estes modelos podem trazer mais cabeças, pentes ou acessórios, adequados à zona do corpo a tratar. Se for essa a sua intenção, assegure-se de que a máquina a adquirir é capaz de operar nas várias zonas (cabeça, face, corpo) e que utiliza a configuração correta para cada zona do corpo.

Pentes para o cabelo

São de altura fixa ou regulável, até cerca de 25 milímetros. Nalgumas máquinas, pode regular a altura na cabeça de corte, sendo a altura final a combinação das duas alturas. Para rapar o cabelo, opte por um modelo com altura de corte igual ou abaixo de 0,5 milímetros.

acessorios cabelo

Pentes para a barba

De altura fixa ou regulável, apresentam alturas que vão até cerca dos três milímetros. Destinam-se a aparar a barba, ou seja, a reduzir o tamanho dos pelos. Não servem para um barbear perfeito, já que não cortam o pelo rente à pele. Para essa função, deve optar por uma lâmina própria de barbear (disponível em alguns modelos) ou por uma máquina de barbear elétrica. Alguns modelos incluem cabeças de corte específicas para aparar com maior precisão a barba, em zonas localizadas (as duas últimas imagens).

acessorios barba

Acessório para aparar pelos do nariz e dos ouvidos

Este tipo de acessório mais estreito é indicado para aparar os pelos do nariz e dos ouvidos.

acessorios nariz e ouvidos

Pentes para o corpo

Estes pentes para pelos corporais apresentam alturas fixas, até cerca de cinco milímetros. Para a remoção total dos pelos corporais,  opte por um modelo que inclua cabeça de corte específica (última imagem).

acessorios corpo

Identifique as máquinas à prova de água 

Alguns modelos podem ser usados no duche, debaixo de água corrente. Essa informação deve estar indicada de forma clara na caixa, no manual e na placa de características, com um pictograma de um chuveiro, que indica que o aparelho é à prova de água. Se não for o caso, este pictrograma aparece barrado.

Algumas máquinas podem ser lavadas à torneira, após a utilização. Neste caso, deverão apresentar um pictograma com uma torneira. Verifique sempre no manual de instruções onde pode e deve utilizar o seu aparelho e como deve lavá-lo. Se aprecia cortar o cabelo (ou fazer a barba, por exemplo) no duche, deve escolher obrigatoriamente um aparelho que permita esta utilização.

chuveiro

O chuveiro indica que a máquina é à prova de água. Pode ser usada totalmente submersa em água. Logo, pode também ser lavada com água.

torneira

O pictograma da torneira indica que apenas pode limpar a máquina debaixo de água corrente. Não é totalmente à prova de água. 

 

Leia atentamente as instruções e siga as recomendações de limpeza e manutenção aconselhados pelo fabricante. Há modelos que podem ser lavados à torneira (pictograma da torneira ou do chuveiro). Os modelos que não podem entrar em contacto com a água devem ser limpos a seco, com a escova ou outro acessório de limpeza fornecido pelo fabricante. Em qualquer caso, deve respeitar-se eventuais procedimentos de manutenção e periodicidades de substituição de consumíveis (por exemplo, cabeças de corte) indicados pelo fabricante.

Nas compras online tem 14 dias para devolver 

Como qualquer equipamento, as máquinas para cortar o cabelo têm uma garantia de dois anos. E, caso a compre numa loja online, dispõe de um prazo de 14 dias (ou mais, se a loja o indicar) a contar do dia em que recebeu a encomenda para a devolver.

Contudo, por se tratar de um produto de higiene pessoal, se o equipamento vier selado e a embalagem for aberta após a entrega, deixa de poder exercer esse direito, por motivos de proteção da saúde ou higiene. Se se arrepender da compra e quiser devolver a máquina, não abra a embalagem. Segundo a lei, a loja é obrigada a devolver-lhe o dinheiro também no prazo de 14 dias, sob pena de ter de desembolsar o dobro.

Os dois anos de garantia previstos para artigos comprados nas lojas tradicionais aplicam-se também aos produtos adquiridos pela internet. Guarde os comprovativos de compra para acionar a garantia se a sua máquina avariar precocemente.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.