Exmos. Senhores,
Após solicitação do meu médico para a realização de 2 ressonâncias magnéticas, desloquei-me ao Hospital da Trofa Saúde, em São João da Madeira, para conhecer custos e proceder a eventual marcação, em Outubro de 2024. Informaram-me de que iriam solicitar acordo ao meu seguro de Saúde da MULTICARE e só depois de receberem o tal dito acordo é que poderiam informar os custos e proceder à marcação.
Alguns dias depois informaram-me de que já tinham recebido acordo da MULTICARE pelo que já poderiam agendar as duas ressonâncias e que teriam um custo de 50€ por ressonância a meu cargo sendo o restante assumido pela MULTICARE (nunca fui informado do valor total ou a cargo da Multicare), tendo eu, com estes dados, decidido fazer as ressonâncias em 10/10/2024 e pago 100 euros ao Hospital de imediato.
No dia 13/12/2024 (mais de 2 meses depois do ato clínico) recebi um SMS intitulado TROFA SAUDE a informar que tinha sido emitida uma fatura de 130€ e com coordenadas Multibanco para o pagamento que conclui de imediato tratar-se de um spam pois não tinha efetuado nenhum acto clínico no Trofa Saúde em Dezembro (nem em Novembro tão pouco) nem ter recebido qualquer fatura deste Hospital para pagamento. Após um 2º SMS em 16/12/2024 e um 3º em 18/12/2024, este já com ameaças de custos administrativos por atraso de pagamento da tal fatura não recebida, decidi ligar para o Trofa Saúde e fui informado que a MULTICARE só teria pago uma das ressonâncias e que me caberia pagar o remanescente de 130 euros da 2ª ressonância (num total de 180€ em lugar dos 50 euros préviamente informados na marcação) acrescentaram ainda que se não pagasse em 10 dias iriam aplicar sobrecustos - sem que me tenha sido enviada qualquer fatura ou explicação prévia até ao dia de hoje 30/12/2024.
Reclamei que não estava de acordo e pedi ao Trofa Saúde o termo da seguradora com a recusa para que pudesse averiguar junto da seguradora o motivo de pagarem apenas uma das ressonâncias, disseram que iriam verificar mas este nunca me foi partilhado até ao dia de hoje.
Estou em total desacordo com todo este procedimento até porque se tivesse conhecimento destes valores teria optado por realizar as ressonâncias pelo SNS e sinto-me enganado. Procedi por isto a duas reclamações no livro de reclamações com os números: ROR00000000045172155 e ROR00000000045171562 à entidade que me faturou os 100 euros pelo serviço nomeadamente H.P.T- Hospital Privado da Trofa S.A. com NIF: 504928716.
No Site da delegação do Hospital Trofa Saúde de São João da Madeira, onde realizei as ressonâncias, é este o NIF que aparece (504 928 716). A estas reclamações recebi 2 resposta de que não poderiam responder pelas reclamações pois o H.P.T- Hospital Privado da Trofa S.A era o da Trofa e não o de São João da Madeira mas que iriam encaminhar, contudo não recebi qualquer outra resposta do Trofa Saúde até hoje dia 30/12/2024.
Hoje, dia 30/12/2024, recebi uma carta Registada do Trofa Saúde com 2 faturas (uma de 180 euros e outra de 20 euros de custos administrativos por atraso de pagamento da primeira que nunca me tinha sido enviada previamente). Estas faturas vêm emitidas do H.P.T- Hospital Privado da Trofa S.A. com NIF: 504928716 o mesmo que responde não ter nada a tratar neste assunto. Na carta sou informado que caso não efetue o pagamento em 20 dias das 2 facturas, o Trofa Saúde irá recorrer à via judicial.
Em resumo:
a) O Trofa Saúde informou-me um preço errado para a prestação de serviço o que me levou a fazer o agendamento que de outra forma não o teria feito.
b) Nunca fui informado da existência de qualquer risco de ter de pagar um valor acrescido de 130 euros pelo Trofa Saúde
c) Nunca fui informado de qualquer recusa de pagamento por parte da Multicare nem partilhado o termo da Seguradora que me permita averiguar junto da seguradora a situação. Muito pelo contrário, fui informado que a Multicare tinha aceite os atos e por isso procedi ao agendamento e pagamento de 2X50 euros no ato do serviço.
d) A Entidade cujo NIF aparece na fatura e recibo dos serviços recusa as reclamações do livro de reclamações mas mantém-se como entidade a faturar os custos administrativos por alegado atraso de pagamento e alegado valor remanescente
e) A fatura foi alegadamente emitida mais de 2 meses após serviço prestado, refiro-me á data do 1º SMS recebido dado que a 1ª via da fatura nunca me foi enviada.
f) O Trofa Saúde faturou 20 euros de custos de alegado atraso de pagamento (de uma fatura não enviada) o que corresponde a um valor superior a 15,00% por alegado atraso de pagamento de 11 dias o que corresponde a uma taxa anual superior a 500%, claramente abusivo tendo conhecimento da contestação em curso por parte do cliente.
g) O Trofa Saúde reteve-me a receita médica das ressonâncias e recusa partilhar comigo o dossiê da submissão á Multicare o que me impede de fazer o pedido direto á MULTICARE e solicitar esclarecimentos.
Toto este processo tem vindo a ser tratado com elevada falta de profissionalismo e prepotencia com erro acumulados que motivam as minhas reclamações em defesa dos meus direitos.
Cumprimentos.