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Retenção indevida de caução e más condições de habitação durante arrendamento

Em curso Pública

Proença & Neves Associados-Engenharia e Gestão Lda

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Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. T.

Para: Proença & Neves Associados-Engenharia e Gestão Lda

01/09/2025

Exmos. Senhores No dia 25 de agosto de 2025, durante a entrega das chaves do apartamento situado na Rua da Vinha 22, r/c, Lisboa, fomos informados pela empresa Proença e Neves Associados (senhorio) que o estado do imóvel estava em ordem e que a caução seria devolvida na totalidade. No entanto, fomos surpreendidos com um e-mail da empresa, no qual nos informam que 688€ da caução não seriam devolvidos, alegando reparações no imóvel com base numa "vistoria mais criteriosa" realizada posteriormente. É de realçar que a empresa Proença & Neves Associados - Engenharia e Gestão Lda é uma sociedade por quotas, com sede em Rua Adolfo Casais Monteiro, 14, 2790-169 Carnaxide, Oeiras, Lisboa, cujo NIF é 502342366. Durante a entrega das chaves, foi-nos garantido que a caução seria devolvida na totalidade, e que o apartamento estava em bom estado. Após essa confirmação, fomos surpreendidos por fotografias enviadas mais tarde, tiradas após a entrega das chaves, que não correspondem à realidade do estado do imóvel naquele momento. As imagens não foram tiradas na presença de ambas as partes e não têm data, o que as torna inválidas como prova. Contestamos a dedução pelos seguintes motivos: - Vistoria inicial: Durante a entrega das chaves, foi realizada uma vistoria e não nos foi informado de nenhum dano no imóvel nem foram apresentadas fotografias datadas ou relatórios, o que entra em contradição com as alegações feitas posteriormente. - Condições de habitação precárias: O apartamento estava localizado junto ao lixo (r/c), o que trouxe constantes problemas de higiene durante a nossa estadia. Tiveram ainda problemas contínuos com baratas, que nós mesmos tivemos que resolver. Além disso, durante a nossa estadia, o apartamento apresentou humidade intrínseca desde o início. E é de notar que viver em casas com humidade representa um risco sério de saúde pública. Referimos ainda que tentámos sempre, de boa fé, minimizar os efeitos da humidade, seguindo as orientações dadas para manter a casa o mais arejada possível, como manter a porta da casa de banho aberta, por exemplo. Contudo, a humidade persistiu e afetou as condições do imóvel, algo que é um problema estrutural da casa e não de nossa responsabilidade. Surpreendentemente, a empresa está agora a pedir-nos para pagar reparações associadas à humidade intrínseca da casa, o que consideramos completamente injusto, dado que fizemos todo o possível para contornar o problema e foi sempre um risco presente no imóvel. - Cobranças indevidas: As cobranças para reparações não foram acompanhadas de faturas reais, mas apenas orçamentos realizados pela própria empresa sem qualquer documentação a comprovar. - Atendimento rude e mal-educado: Quando tentámos contactar a empresa para esclarecer a situação, fomos tratados de forma rude e mal-educada, o que agravou ainda mais a nossa frustração com o processo. Dada a situação, solicitamos que a DECO intervenha para garantir a devolução imediata do valor de 688€ retido indevidamente e para que a nossa reclamação seja tratada de acordo com os nossos direitos de consumidor.

Mensagens (1)

Proença & Neves Associados-Engenharia e Gestão Lda

Para: J. T.

04/09/2025

Exmos. Srs., Recebemos a reclamação referente ao imóvel arrendado a Jessica Teixeira com começo em 1 de Setembro de 2024 e términus em 31 de Agosto de 2025. O imóvel foi entregue limpo e como novo e devolvido 1 ano depois em mau estado, por uso não cuidado do mesmo. Após termos feito uma vistoria criteriosa ao apartamento, por um engenheiro civil no passado dia 25 de Agosto, constatamos o seguinte: O apartamento estava sujo, tanto o espaço como os electrodomésticos; Os electrodomésticos estavam todos a funcionar; O vão da janela pequena do lado da Rua da Vinha tinha o oscilobatente partido; Um armário da cozinha tinha o folheado de topo arrancado e partido; O rodapé do armário da cozinha estava danificado; Idem, o rodapé da sala junto à cozinha; O chão junto à I.S. estava com manchas de humidade proveniente de água vinda da mesma. Este pavimento flutuante irá levantar mais tarde. As paredes apresentam generalizadamente necessidade de pintura que não se enquadra no uso normal, assim como os apainelados e roda pés de madeira. O apartamento foi todo pintado há precisamente 1 ano, antes da entrada do arrendatário. O apartamento apresenta poucos focos de humidade por falta de ventilação do mesmo. Assim sendo,apresentámos os valores para as reparações acima descritas que seriam: Deslocação de serralheiro, material e colocação do oscilo batente ……….. 120€ + I.V.A. Trabalho de carpinteiro para folhear porta e arranjar rodapés ……………. 70€ + I.V.A. Pintura do apartamento …(50% suportado por nós)………………………… 280€ + I.V.A. Limpeza geral do apartamento ……………………………………………………90€ + I.V.A. TOTAL …. 560€ +I.V.A. Informamos o arrendatário que depois de realizado o trabalho enviaríamos a factura respectiva. Informamos também o arrendatário que poderia proceder a uma vistoria e fazer as reparações e limpeza por sua conta que devolveríamos de imediato o valor retido. É falso que: Tenhamos dito que o apartamento estava em bom estado; Iriamos devolver a caução na totalidade; Tivemos um atendimento rude e mal educado. Aqui está uma acusação grave e sem fundamento e sentido; O apartamento foi habitado em más condições. Nunca no tempo do arrendamento (1 ano) tivemos qualquer reclamação por parte do arrendatário. O caixote de lixo é de rua e da inteira responsabilidade da Câmara Municipal. Apesar da boa qualidade do edifício, o eventual aparecimento de baratas de rua num Bairro Histórico envelhecido não pode a nós ser atribuída a responsabilidade. Aliás, continuamos a afirmar que durante o ano de arrendamento nunca nos foi comunicado qualquer descontentamento por parte do arrendatário. Se estes ou quaisquer outros factos nos tivessem sido comunicados pelo arrendatário, de imediato nos prontificaríamos a resolver. As empresas não vivem de reter cauções de 560€. Seria bem melhor não terem o trabalho de fazer estas reparações. Perante o que está em diferendo e não pretendendo “alimentá-lo”, pois esta empresa tem mais de 30 anos de existência sem qualquer contestação, somos obrigados a responder à reclamação apresentada para defesa da boa honra da empresa, pois como dito anteriormente, não é esta a finalidade dos arrendamentos (a retenção de pequenas verbas para obras de reparação). Cumprimentos, PROENÇA E NEVES ASSOCIADOS, engenharia e gestão, lda. ----- Mensagem de --------- Data: Mon, 01 Sep 2025 18:00:52 +0000 (UTC) De: Assunto: Retenção indevida de caução e más condições de habitação durante arrendamento Para: pneng@sapo.pt ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

Assistência solicitada 08 setembro 2025

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