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Reembolso - viatura avariada e debitado valor do arranjo

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. F.

Para: EUROPCAR

14/08/2025

Fiz uma reserva de um Cupra Formentor para o período de 25/07/2025 às 08h30 até 28/07/2025 às 08h30. O objetivo era sair de Albufeira às 08h30 no dia 25 e chegar ao Porto por volta das 14h00 (hora prevista de chegada), para que a nossa filha de 14 meses pudesse visitar o Zoo Santo Inácio, para o qual já tínhamos adquirido os bilhetes no valor de 17,90 € por adulto (dois adultos e um bebé — total de 35,80 €). Duas horas após o início da viagem, por volta das 11h, acendeu-se a luz do motor do carro. Um minuto depois, acendeu-se a luz do óleo, indicando que a viatura tinha óleo a mais e recomendando a consulta do manual do condutor. Logo em seguida, o carro começou a fazer um barulho muito alto, e surgiu um aviso de falha de sistema a informar que devíamos parar o veículo e dirigir-nos a uma oficina, pois a viatura não conseguia ultrapassar as 4 mil rotações. Felizmente, estávamos a passar pela estação de serviço da Galp em Salvaterra de Magos. Caso contrário, teríamos sido obrigados a imobilizar a viatura na autoestrada, ao sol, com uma bebé de 14 meses. A viatura era relativamente nova e não é suposto apresentar este tipo de problemas, tratou-se, claramente, de falta de manutenção ou de cuidado por parte da vossa equipa, que deveria ter garantido que tudo estava em perfeitas condições antes da entrega. A viatura tinha, salvo erro, cerca de 30 mil km. Após contactar a assistência às 11h, tivemos de aguardar 40 minutos pelo reboque e mais 30 minutos pelo táxi. Retirámos todas as malas e o “ovinho” da bebé para os colocar no táxi, que nos levou até à estação do aeroporto de Lisboa, onde levantámos uma nova viatura — completamente fora do trajeto em direção ao Porto, o que nos fez perder mais uma hora de viagem. No aeroporto, tivemos de transportar toda a bagagem e o “ovinho” até ao balcão de atendimento, falar com um colaborador e, posteriormente, atravessar o aeroporto com a nossa filha ao colo para recolher a nova viatura. Só conseguimos sair de Lisboa às 14h30, com uma bebé completamente exausta e a chorar. No total, perdemos cerca de 3 horas entre a espera pelo reboque e táxi, deslocação de regresso a Lisboa e o novo levantamento da viatura. Chegámos ao Porto às 18h30, com o dia completamente perdido e já sem tempo para visitar o zoo, apesar de termos os bilhetes comprados, visto que não podíamos visitar o zoo no dia seguinte sábado, porque tínhamos um casamento em Viseu e no domingo fizemos a viagem de volta a Albufeira. Enviei um email a explicar a situação no dia 27 de julho e a solicitar o reembolso de 177,08 € correspondentes ao aluguer da viatura, bem como o valor do depósito de combustível gasto no trajeto entre o aeroporto de Lisboa até passarmos novamente por Salvaterra de Magos e as respectivas portagens, um desvio forçado que não fazia parte da viagem original até ao Porto. No dia No dia 05/08/2025, constatei que me foi debitado um valor de 687,81 € da minha conta bancária, sem qualquer aviso ou explicação prévia. Após contacto telefónico com o vosso Apoio ao Cliente, foi-me comunicado que o motivo deste débito se deveu à alegada colocação de combustível errado aquando do aluguer da viatura. Face à gravidade desta acusação, desloquei-me de imediato à estação de Albufeira, onde tinha inicialmente levantado a viatura. Aí, informaram-me que me havia sido devolvido o valor do aluguer (177,08 €), mas que me foi cobrado 574,98 € pelo alegado arranjo da viatura e 106,15 € pelo reabastecimento do depósito. Importa esclarecer, de forma inequívoca, o seguinte: Levantei a viatura no dia 28/07/2025, às 08h30, na estação de Albufeira, com 36.361 km e o depósito totalmente cheio. A primeira paragem após levantar a viatura foi para recolher a minha esposa e filha, numa deslocação de cerca de 5,1 km. Em seguida, seguimos diretamente pela N125 e posteriormente pela A2, sem qualquer paragem adicional até que a viatura apresentou os problemas mecânicos, sensivelmente às 11h00, na estação de serviço da Galp em Salvaterra de Magos. A viatura, no momento da imobilização, apresentava 36.608 km, ou seja, apenas 247 km percorridos desde o levantamento. A autonomia indicada no painel era ainda de 130 km, a viatura estava a fazer cerca de 10l/100km o que confirma que o depósito continuava com combustível e que não foi, em momento algum, reabastecido. Ou seja, é absolutamente impossível que, após percorrer 247 km e ainda ter 130 km de autonomia restante, tivesse sido colocado qualquer tipo de combustível na viatura, muito menos o combustível errado. Desta forma, a acusação de abastecimento incorreto não tem qualquer fundamento. Reforço que: Nunca reabasteci o veículo. O depósito entregue cheio permaneceu com combustível suficiente ao longo de todo o trajeto. O percurso foi contínuo e direto, sem qualquer desvio ou paragem para abastecimento. Mais grave ainda é o facto de me terem cobrado 106,15 € de combustível adicional, quando a viatura foi entregue com o depósito cheio e imobilizada 247 km depois, com autonomia remanescente, sendo este valor completamente injustificado. Adicionalmente, fui forçado a fazer um desvio de 74,3 km (45 minutos de viagem) até ao aeroporto de Lisboa para levantar uma nova viatura, uma viagem que não fazia parte do trajeto original, e que me causou prejuízos acrescidos, nomeadamente em termos de combustível, desgaste físico e emocional, além do impacto direto na minha filha de 14 meses, que já se encontrava exausta. Reitero assim, e com maior firmeza, o seguinte: Contesto por completo os valores cobrados, nomeadamente os 574,98 € de reparação e os 106,15 € de combustível, por serem infundados e injustos; Solicito o reembolso imediato da quantia total de 681,13 € (574,98 € + 106,15 €), uma vez que o problema da viatura ocorreu por razões alheias ao meu comportamento e sem qualquer negligência da minha parte e a devolução dos 177,08€ do aluguer da viatura. Desde o dia 08/08/2025 dia em que me debitado este montante que tenho contactado diariamente o apoio ao cliente e me dizem que estão a aguardar pelos superiores e que não podem fazer nada. É surreal! Retiraram o dinheiro da minha conta sem verificarem se tinha sido o responsável! Quero isto resolvido!

Mensagens (1)

EUROPCAR

Para: D. F.

14/08/2025

Contrato de Aluguer nº – Matrícula (matrícula) Estimado(a) Cliente, Agradecemos o seu contacto junto do nosso Departamento de Clientes. O seu contacto foi registado com o número 24078740. Referente ao depósito do seu aluguer, informamos que a disponibilidade do montante poderá ocorrer até dez dias úteis após o terminus do seu aluguer. Informamos que, devido ao aumento na atividade, os prazos de resposta poderão ser afetados. Pedimos desculpa por qualquer inconveniente e agradecemos a sua compreensão. Ficando à sua disposição, apresentamos os nossos cumprimentos. ---------- Thank you for contacting our Customer Services department. Your request has been registered under reference 24078740. Please rest assured that we will do our best to handle your request as soon as possible. If you are enquiring about your rental deposit, please note this may take up to ten working days for the funds to be available on your account. Please note that due to an increase in activity, processing times may be longer than usual. We apologise for any inconvenience this may cause and thank you for your understanding. Best Regards, Europcar Portugal Customer Services Office:+351 213 800 200 Rua dos Malhões, nº 2 Piso 3 - Dto Edifício Q 55 - D. Diniz Quinta da Fonte 2770-071 Paço de Arcos Save trees. Print only when necessary. thread::QmDIY0WlfUeczT9A-lNKLSw:: ------------------------------------Mensagem Original------------------------------------ 14/08/2025 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to Apoio.Clientes+unsubscribe@europcar.com.


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