Remetente:
Vitalii Butenko
Rua dos Valadeiros 23A
Pataias, Leiria. 2445-123
935 125 935
Email: vit533503@gmail.com
Data: 28 de junho de 2025
Destinatário:
Otovo Unipessoal LDA
Praça de Alvalade 7, 6D
1700-036 Lisboa
Portugal
Email: sol@otovo.pt
Assunto: Reclamação por instalação inadequada do inversor e bateria Growatt
Estimados Senhores,
Com base no contrato sem número, celebrado entre mim e a vossa empresa em
19 de novembro de 2024, foi efetuada a instalação de painéis solares, um inversor e uma bateria Growatt.
Chamo a vossa atenção para um erro crítico cometido pelos vossos instaladores na escolha do local para o equipamento (inversor e bateria). O equipamento foi instalado no espaço entre telhados, sob telha de barro.
Atualmente (verão), a temperatura no referido espaço atinge valores extremamente elevados. As leituras do sensor de temperatura interno do inversor (sensor.growatt_ipm_inverter_temperature) indicam regularmente quase 80 graus Celsius. As leituras que comprovam esta temperatura estão anexadas no ficheiro: "Growatt_Temperature_Log_2025-06-28.jpg".
De acordo com as instruções oficiais do fabricante, as condições de operação seguras para o inversor Growatt MIN 3600 (e modelos análogos) situam-se no intervalo
de -25°C a +60°C. As temperaturas de funcionamento atuais
excedem significativamente os limites especificados pelo fabricante, o que acarreta:
• Aumento do desgaste e degradação do equipamento, reduzindo substancialmente a sua vida útil.
• Diminuição da eficiência do inversor (o chamado "derating"), resultando numa menor produção de energia. (Note que o derating inicia-se a partir de +45°C ).
• Elevado risco de falha total do equipamento, o que constitui uma violação dos termos do contrato e das obrigações de garantia.
Por este meio, exijo a correção imediata dos erros cometidos, através da relocalização do inversor e da bateria para um local que cumpra os requisitos de temperatura definidos pelo fabricante. Solicito que entrem em contacto comigo no prazo de 48 horas para agendar a data e hora da realização dos trabalhos.
Alertamos que, em caso de incumprimento desta exigência num prazo razoável, serei forçado a recorrer à defesa dos meus direitos de consumidor junto das entidades competentes em Portugal (nomeadamente, a Direção-Geral do Consumidor e/ou através dos mecanismos previstos na Lei n.º 24/96, de 31 de Julho - Lei de Defesa do Consumidor, e outra legislação aplicável), a exigir a reparação de todos os prejuízos sofridos (incluindo custos com especialistas externos para correção do vosso erro e compensação pela energia não produzida), bem como a iniciar o procedimento de aplicação das sanções previstas na legislação e/ou no nosso contrato.
Com os melhores cumprimentos,
Vitalii Butenko