Ex. mos Senhores,Adquiri em nov/2019 uma carrinha Mercedes- Benz, Vito Tourer 111CDI, à HR – Aluguer de Automóveis, S.A. (Hertz Carros Usados), com uma Garantia de 2 anos, pressupostamente devidamente recondicionada, nomeadamente com a revisão feita em oficina acreditada pela respetiva marca.No dia 12/jan/2021, sem qualquer aviso prévio de avaria ou de necessidade de manutenção (no painel de instrumentos), a viatura em viagem começou a fraquejar e posteriormente parou (entretanto acendeu luz no painel de instrumentos indicando falha no motor). Chamada a assistência em viajem a viatura foi levada para a oficina da marca. Após verificação técnica, foi-nos informado haver um problema grave (e caro) ao nível do turbo e do motor. Foi-nos informado não haver qualquer registo de revisões feitas na marca, após nossa explicação da situação e processo de aquisição da viatura, indicaram-nos que tudo se configurava com uma situação coberta pela Garantia dada na venda de Carro Usado. Nesse mesmo dia contactámos o vendedor e posteriormente avançou-se com um processo de peritagem.Mais de um mês depois da avaria e da reclamação, após insistência e variados contactos da nossa parte, responderam-nos do seguinte modo:...Na sequência do seu e-mail, temos a informar que a viatura ..., fez diversas revisões internamente, enquanto esteve na frota da Hertz, a saber:...Todos os procedimentos foram cumpridos:...... as peças utilizadas nas intervenções ao automóvel têm de ser de qualidade original ou equivalente e todas as recomendações do fabricante têm de ser cumpridas. ...O Plano de Manutenção da Marca determina que as revisões preventivas devem ser realizadas em intervalos de 2 em 2 anos, de 30.000km em 30.000km ou de acordo com a informação constante do painel de instruções, o que suceder primeiro. Indicações essas que foram respeitadas na íntegra. De acordo com a análise do relatório anexo, entendemos que a viatura circulou sem óleo suficiente no cárter do motor. ...Mais informamos, que V.Exa. deveria ter mantido o nível de lubrificante durante a utilização da viatura, ...Mediante ao enquadramento dos fatos acima descritos, está excluída a hipótese da garantia automóvel suportar o custo de reparação. Estamos à disposição parar qualquer esclarecimento adicional. Sem outro assunto de momento.(vinham anexos relatório de peritagem e ficha técnica do óleo estipulado para as revisões feitas pela Hertz)Mensagem à qual respondemos e contestámos do seguinte modo:Recebi a resposta de V. Exas ... Solicito contudo uma melhor análise e revisão da decisão, em face da argumentação, conclusão e decisão final parecerem erradas.Repare-se:Dizem V. Exas: O Plano de Manutenção da Marca determina que as revisões preventivas devem ser realizadas em intervalos de 2 em 2 anos, de 30.000km em 30.000km ou de acordo com a informação constante do painel de instruções, o que suceder primeiro..Ora, desde que adquiri a viatura em causa, não passaram 2 anos, a viatura não percorreu 30.000 Km, nunca houve informação no painel de instruções para proceder à revisão. Pelo que não era pressuposto ter que efetuar qualquer revisão preventiva no período que decorreu.Dizem V. Exas: deveria ter mantido o nível de lubrificante durante a utilização da viatura, fazendo medições periódicas ao nível de óleo do motor e respeitando sempre a informação facultada no “tabelau de bord.Ora, a referida informação no “tabelau de bord nunca aconteceu. Também não era pressuposto que acontecesse, dado estarmos aquém do intervalo de 2 anos ou de 30.000 Km, em face de uma revisão efetuada (conforme informação de V. Exas) aos 84.180km a 23-10-2019. Apesar disso, efetuei ao longo do tempo decorrido diversas medições do nível de óleo do motor, todas elas revelando estar acima do nível mínimo e na normalidade.A ficha técnica do óleo que, segundo a informação de V. Exas terá sido utilizado nas revisões (Xtar 5W30 da Cepsa ficha enviada em anexo), afirma o seguinte: Permite alcançar intervalos de muda alargados, conforme a recomendação do fabricante do veículo.Ou seja, conforme estipulado tecnicamente para a viatura em causa, permitiria alcançar o intervalo de 2 anos ou de 30.000 Km.Salienta ainda o relatório de Peritagem Técnica na conclusão: Importa, contudo, salientar, que não existe registo de manutenções, quer no fabricante quer no livro de registo.. Esta é também a informação dada pela oficina da marca e onde a viatura se encontra.Ora, aquando da venda e já nesta fase pós avaria, foi-me dito por quem me atendeu que as oficinas Hertz que tratam do recondicionamento estão acreditadas, no caso, pela marca Mercedes. Pelo que é estranho que não conste o registo do cumprimento do plano de manutenção na plataforma de informação a este respeito partilhada entre as oficinas da marca. Foi também com base nesta garantia que adquiri a viatura à Hertz....Perante tudo isto, parece evidente que a causa da avaria, está na troca de óleo que pressupostamente se fez aos 84.180km a 23-10-2019, que embora por especificação e padrão de procedimento da Hertz se pressuponha feita, perante as evidências demonstradas na Peritagem Técnica, tal não ocorreu ou foi deficientemente feito. Junta-se o facto de não haverem registos das revisões efetuadas na plataforma de informação partilhada entre as oficinas da marca Mercedes, o que daria outro tipo de garantia.Pelo que, perante a Garantia que anunciam e perante a Lei, se afigura a responsabilidade da empresa de V. Exas face à situação presente e o consequente dever de a reparar.Fico na expectativa de uma resposta.(por necessidade de espaço houve partes das mensagens trocadas que foram cortadas, que se podem ceder, bem como outra documentação).Até hoje (mais de 2 meses após a avaria), apesar de insistência por mensagem e telefone, a Hertz não nos respondeu.Solicitamos as vossas diligências e serviços.Grato pela atenção.Cumprimentos,LF