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Reclamação - Falta de regularização de sinistro automóvel com seguradora estrangeira (DEKRA)

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. N.

Para: DEKRA Inspeções Portugal, S.A.

17/12/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação e solicitar o apoio da DECO PROteste relativamente à não regularização de um sinistro automóvel ocorrido em território nacional. No dia 23 de Maio de 2025, o meu veículo, de matrícula portuguesa, foi abalroado por uma viatura de matrícula estrangeira, ocorrendo assim um acidente de viação em Portugal. O veículo estrangeiro encontra-se segurado por uma companhia de seguros estrangeira, representada em Portugal pela entidade DEKRA. Desde a data do sinistro, tenho diligenciado no sentido de ver o meu prejuízo devidamente regularizado. No entanto, apesar dos contactos efetuados junto da DEKRA e do envio da documentação solicitada, a reparação do meu veículo não foi assegurada até à presente data, nem me foi apresentada uma solução concreta ou prazo para a resolução do processo. Face à ausência de resposta eficaz, apresentei reclamação junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), que me informou que, nos termos legais aplicáveis aos acidentes com veículos de matrícula estrangeira ocorridos em Portugal, a salvaguarda dos direitos das vítimas compete ao Gabinete Português de Carta Verde (GPCV). Não obstante, a situação mantém-se sem resolução, causando-me prejuízos materiais e transtornos significativos. Considero que esta demora e falta de atuação por parte da entidade representante da seguradora estrangeira configuram uma situação de desproteção do consumidor, motivo pelo qual venho solicitar o apoio e intervenção da DECO PROteste, no sentido de me auxiliar na defesa dos meus direitos e na obtenção de uma solução justa e célere para a regularização do sinistro. Coloco-me à inteira disposição para facultar toda a documentação relevante, incluindo auto de ocorrência, comunicações trocadas com a DEKRA e resposta da ASF.

Mensagens (1)

DEKRA Inspeções Portugal, S.A.

Para: P. N.

17/12/2025

Exmos. Srs. Acusamos a receção da reclamação enviada. No entanto, informamos que a reclamação rececionada foi enviada, provavelmente por lapso, para a nossa empresa, uma vez que não se refere a atividades de inspeção pelas quais somos responsáveis. A DEKRA Inspeções Portugal, SA desenvolve a sua atividade no âmbito da Lei n.º 11/2011 de 26 de abril (na sua redação atual), que estabelece o regime jurídico de acesso e de permanência na atividade de inspeção técnica de veículos a motor e seus reboques e o regime de funcionamento dos centros de inspeção. Julgamos que a reclamação teria como destinatária a empresa DEKRA Portugal, SA, com o NIPC 506406636. Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos, José Batista Diretor Técnico DEKRA Inspeções Portugal S.A. Centro de Inspeções de Beja Rua das Novas tecnologias, nº 2 Parque Industrial 7800-009 Beja +351284311 440 (Chamada para a rede fixa nacional) www.dekrainspecoes.pt ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Dado que a integridade desta mensagem não é assegurada na Internet, a DEKRA não pode ser tida como responsável pelo seu conteúdo incluindo no que diz respeito aos anexos. Qualquer utilização ou difusão não autorizada é proibida. Se você não for o destinatário desta mensagem, por favor destrua-a e avise o seu remetente. The integrity of this message cannot be guaranteed on the Internet. DEKRA cannot therefore be considered liable for the contents including its attachments. Any unauthorized use or dissemination is prohibited. If you are not the intended recipient of this message, then please delete it and notify the sender. Meio ambiente: limitemos a impressão dos e-mails! - Environmental responsibility: think twice before printing emails.


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