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Problemas com pagamento de obras de seguro

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. A.

Para: Adminova Condominios

08/09/2020

No início do ano passado, a vizinha queixou-se de infiltrações de água na sua casa de banho. A Adminova (sr. Paulo Loureiro) veio com perito ver o meu wc e disse que era condensação. Este ano em junho, a vizinha do 51 novamente queixou-se de infiltrações, agora na sua sala. simultaneamente, o soalho do corredor e quarto contíguo do meu apartamento levantou. De novo veio outro perito que confirmou ser fuga de água. Sr. Paulo Loureiro sugeriu picheleiro da Adminova - sr. Paulo Martins da SOS PICHELAR que eu aceitei, mas para reparo do chão eu disse que iria apresentar. As obras iniciaram, nada me foi dito para escolher, trocaram louças do WC e substituiram azulejos. Questionei a qualidade da louça.Na casa de banho contígua foram feitos os mesmos reparos de canalização que também apresentava roturas. O picheleiro diz que seria ele quem iria fazer o restauro do chão. Eu não permiti, porque já tinha agendado o reparo. Começaram os problemas - o Sr. Paulo Loureiro disse que já tinha dado todo o dinheiro ao picheleiro. Solicitei informação sobre os documentos da seguradora, o dono da empresa , sr. João Linhares veio a minha casa oferecer 2100.00 euros para reparar o chão, mostrou orçamentos que datavam de 2019 (!). Solicitei, por e-mail, a documentação da seguradora por achar tudo muito estranho. Disse que não havia faturas de nada e que não tinham que controlar a obra porque apenas sugeriram o picheleiro, mas que eu também não tinha que dizer nada. A seguradora Zurich respondeu dizendo que o seguro da segunda casa de banho não fora aprovado, mas que o da primeira WC, tinha sido aprovado. A documentação apresentada é de 2019, ou seja, da altura em que o sr. Paulo Loureiro disse que não fariam intervenção dado ser condensação que havia na casa de banho. Como contestei, o Sr. João linhares disse que afinal não daria dinheiro algum pois já tinha sido dado ao picheleiro e até tinha uma casa de banho nova que o seguro não tinha dado dinheiro para reparar.No orçamento da seguradora a inquilina do ap 51 teria a receber 1570 euros e foi-lhe dado 900, e para as obras do meu ap 3336,00 que, me foi dito na altura nada ter a receber porque era condensação.Pretendo que me seja entregue o montante correspondente à reparação dos dois aposentos dado que mesmo sem autorização, o picheleiro, levantou o soalho do quarto e deixou dois buracos na parede, quando pesquisava a fuga da segunda casa de banho e o do corredor também ficou estragado ( e para este o seguro efetuou pagamento), bem como a documentação pedida: documentos instrutórios do sinistro que envolve os apartamentos 51 e 55, descrição dos sinistros, eventuais orçamentos apresentados, relatórios de peritagem, decisões finais, documentos de quitação dos valores, com sindicação da conta bancária para a qual foram feitos os pagamentos, do Processo -008600290 da Zurich Seguros.Atentamente

Mensagens (1)

Adminova Condominios

Para: C. A.

10/02/2023

Cara associada Carla Cunha, Recebemos a sua reclamação contra a empresa deadministração, a Adminova Condomínios, que reencaminhou da nossaPlataforma Reclamar. Esta plataforma só pode ser utilizada parareclamações relativas a conflitos de consumo, não sendo o caso.Verificamos que a 31/10 havíamos enviado informação para o emailcarlacunha1@gmail.com, que reiteramos. Para retirar dúvidas relativas acondomínio ligue-nos ou envie email para informacao@deco.proteste.pt,identificando o seu nº de associada ( 2552963-20). Podemos acrescentar querelativamente ao exposto, em causa estará o apuramento quanto à origem doproblema, no sentido de ser feito o devido despiste quanto aos factosconcretos que causaram o problema e provocou danos. Conseguindo-se provarque a origem do problema estava numa parte comum do edifício, poraplicação do art.º 1421.º do Código Civil, a responsabilidade é daAdministração do Condomínio (ADMC), transferida para um seguro multiriscosdo condomínio (quando é aplicável). Se tais problemas causaram danos, tema ADMC ou o seguro de assumir a responsabilidade pelos prejuízos. Se oproblema tiver origem num determinada fração, será o proprietário ou ouseu seguro a terem de assumir responsabilidades. Havendo dúvidas, devem asseguradoras envolvidas, ou um empresa contratada para o feito, efetuarperitagem à fração e ao edifício, emitindo relatório que contribua deforma conclusiva (ou não), mas que permita perceber e melhor identificar aorigem do problema. A juntar a tais elementos, a prova testemunhal podeser relevante. Se existe dúvidas, fale com a sua seguradora, solicitandouma peritagem com emissão de relatório. Mediante o resultado, pode remetercópia à vizinha e ao Condomínio. Os Julgados de Paz, quando possível (limitados em valor e territorialidade), são uma boa opção, se o problemanão se resolver de outra forma. Conheça toda a informação em::www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt/ . Não sendo possível, eenvolvendo seguradoras, existe ainda a possibilidade de recurso ao CIMPAS.Mais informações em www.cimpas.pt . Com os nossos melhores cumprimentos,Serviço de Informação Deco Proteste-------------------------------------------------------------------------------------------------------------CONFIDENTIALITY NOTICEThis message contains confidential information and is intended only forthe use of the recipient.If you are not the intended recipient, please notify us immediately anddelete this e-mail from your system.We ask you not to disclose or distribute the content of this e-mail to anyother person.


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