No dia 12-11-2019, pedi a entrega da minha viatura a esta oficina, oficina esta que tive conhecimento através das redes sociais e que vendiam pela experiência de tinham em carros da marca BMW, marca do qual possuo o modelo serie 5, motor 2000 de cilindrada, do ano 2009, visto ter tido um episódio em que a viatura avariou causada por uma avaria na polia da cambota, que após a recolha por parte do reboque da companhia de seguros ACP. Após conversa telefónica no dia seguinte à entrega desloquei-me à oficina após um pré-diagnóstico a pedido do responsável ao qual não se identificou, em que estivemos à conversa sobre o assunto relacionado com a “Polia da cambota” motivo pelo qual a viatura ficou imobilizada em que avançou com um orçamento verbal de valor fixo de cerca de 600,00 euros, no qual achei um pouco caro para o que era mas acabei por aceitar pois não tinha grande alternativa. Passados alguns dias recebo um telefonema da oficina através do mesmo senhor mecionano haver outras questões a resolver, perguntando que se era possível passar novamente pela oficina para falar pessoalmente e que pela urgência que tinha para ter a viatura disponível passei na oficina ao final do dia após a saída do meu emprego, que aquando da chegada foi me explicado que após a análise à viatura seria conveniente fazer umas intervenções nas “borboletas” que estavam em risco que serem engolidas pelo motor e fazer uma intervenção naquela zona que consistiria na descarbonização e tamponamento de uma peça em plástico que supostamente encontrava-se no topo do motor e que à parte disso também aconselhava uma revisão à viatura, neste caso seria a mudança do óleo do motor, mudança respectivos dos filtros e afins no qual apresentou um orçamento variável que veio a confirmar no dia seguinte num telefonema que com muito custo acabei por aceitar pois acreditava que com todas essas intervenções a viatura ficaria em perfeitas condições e que não teria mais surpresas, acreditando no profissionalismo que dessa forma estaria a salvaguardar-me das boas condições de manutenção da viatura. Estimaram uma duração de 3 a 4 dias para as intervenções que concordei, que ao fim de 2 dias por volta das 15:00 horas do dia 18-11-2019 (salvo erro) o senhor que não consegui entretanto obter o nome ligou-me a informar que a viatura estava pronta que inclusive já teriam feito os testes necessários, fiquei até à certa altura feliz com a notícia e referi que ao final do dia passaria pela oficina para levantar a viatura e efetuar o pagamento das reparações, inclusivé havia enviado o um sms com o contribuinte para emissão da respectiva fatura. Qual o meu espanto quando estava a meio do caminho por volta da 17:30 horas ligaram-me novamente a informar que houve um problema durante os “testes” que não poderia levar a viatura tendo em conta esses testes realizados. Nesse momento fiquei incrédulo com a situação que causou alguma peripécia e estranheza ao mesmo tempo, Liguei à minha mulher a comunicar o problema que desafiou-me a deslocar-me à oficina, e assim fizemos.Ao chegar à oficina tinha a viatura com o capot aberto sem danos aparente, no entanto o motor desligado e impedido de ligá-lo tendo em conta uma avaria numa suposta corrente de distribuição. Perante tal cenário senti total impotência uma vez que não poderia ligar a viatura visto poder “provocar mais danos” esbarrando na impossibilidade verificar a avaria. A equipa presente escusaram-se a explicar o porquê da situação em tudo surpreendente e caricata acrescentando que tal situação poderia acontecer a eles, como a mim, passado um dia ou passado anos que nada poderia prever. Quando perguntei por soluções informaram-me que teriam de proceder à intervenção que seria a desmontagem do motor para verificação dos danos e que após seria efectuado um orçamento que acrescentaria o custo da desmontagem para aferição dos danos custos esses que teria de suportar, que em estimativa seria superior a 4000,00 euros, acrescido dos 1050,00 euros que já haviam sido intervencionados. Ou seja no mínimo teria de liquidar os 1050,00 euros, das supostas intervenções, chamar um reboque para transportar a viatura para outra oficina ou deixá-lo parado à porta de minha casa até conseguir reunir esse valor para reparar um anomalia que não foi causada por mim e que considero que deveria ter sido detectada, salvaguardada ou no mínimo transmitido esse risco coisa que tal nunca aconteceu, que deixei bem claro na altura juntos do responsável (que se apresentou como tal), digo responsável visto que quem acompanhou a viatura desde o início quando lá coloquei, na altura do primeiro orçamento e no re-orçamento da segunda intervenção não ter dado a cara e nunca mais ter conversado comigo até hoje, estando indisponivel até então. Foram os “colegas” que estiveram entretanto a mediar este “conflito” sem eu ter a noção se o processo foi bem ou mal conduzido. Após a nossa conversa em oficina eu e a minha mulher decidimos deixar lá a viatura a fim de repensar em todo este episódio e tomar uma decisão.No dia seguinte o Sr. Eduardo Botinhas liga-me no sentido de eu facultar o meu e-mail, alegando uma tomada de decisão no sentido de resolver a questão, envia-me no entanto um e-mail com um orçamento “bonificado” e com várias alegações a respeito das condições do veículo acrescentando que já me havia avisado que tal poderia suceder, e-mail esse que interpreto como um sacudir de responsabilidades que me escusei a responder.Por isso entendo como justo e concordo em liquidar aquilo que foi acordado, de acordo com a ordem de reparação combinada e nunca outros custos associados.Sintra, 16 de dezembro de 2019Cumprimentos, Fausto Rosa